Confira alguns dos melhores exercícios para a mente saudável

Você precisa praticar mais exercícios para a mente se quiser ter um raciocínio rápido e saudável mesmo com o passar dos anos em sua vida.



O cérebro é um órgão que precisa ser estimulado para se tornar mais hábil e ativo. Diversas pesquisas pelo planeta Terra mostram que pessoas que mantêm hábitos saudáveis para o cérebro costumam manter uma saúde mental melhor. Inclusive existem exercícios para a mente que podem prevenir doenças e até deixar o “pensamento mais jovem”.

Veja também: Conheça o melhor nutriente para manter o seu cérebro saudável e jovem

Separamos alguns exercícios mentais sugeridos por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Essas ações funcionam como uma espécie de ginástica cerebral que estimula o intelecto, cria mais ligações entre os neurônios e mantém o cérebro saudável.

Confira quais exercícios para a mente você pode fazer

Veja alguns exercícios para a mente que você pode fazer para melhorar o raciocínio. Todas as práticas foram sugeridas por especialistas em neurociência de Harvard. Inclusive, os pontos foram comentados pela revista Mens Health.

1 – Praticar a socialização

As redes neurais são mais ativas quando há relações sociais. Além disso, vários estudos revelaram que as pessoas que socializam regularmente diminuem o risco de demência e sua pressão arterial é menor. Além disso, sua expectativa de vida aumenta. Este é um dos melhores exercícios para a mente.

2 – Dormir bem é um dos exercícios para a mente

Cientistas da Harvard Medical School apontam que pessoas “ansiosas, deprimidas, privadas de sono ou exaustas tendem a ter pontuações mais baixas em testes cognitivos”. Embora o resultado de um teste não seja um preditor extremamente preciso, os especialistas insistem que tanto um bom descanso quanto uma boa saúde mental são as chaves para um cérebro saudável.

3 – Não fumar e não beber

Consumo de tabaco, nicotina e álcool são comprovadamente prejudiciais para o bom funcionamento da mente. No caso das bebidas alcoólicas, algumas pessoas podem se beneficiar de pequenas doses. A ingestão abusiva é sempre algo perigoso para o cérebro.

4 – Comer menos açúcar

Um hábito que também pode ser considerado entre os exercícios para a mente é o de comer menos açúcar.

5 – Alimentos saudáveis funcionam como exercícios para a mente

Os médicos de Harvard apontam que uma boa dieta não é apenas boa para o corpo, mas também para a mente. Portanto, a receita é tão simples quanto colocar no prato o melhor da dieta mediterrânea: legumes, frutas, nozes, azeite extra virgem, peixe e proteínas vegetais (por exemplo, lentilhas).

“A possibilidade de comprometimento cognitivo e demência é reduzida”, enfatizam os especialistas. Por outro lado, esses hábitos também ajudarão o estômago, o segundo ‘cérebro’ dos humanos.

6 – Faça exercícios para a mente e treine o cérebro

O último conselho pode ser o mais óbvio, embora possa não ser levado muito a sério por muitas pessoas. Desafios mentais como quebra-cabeças e palavras cruzadas ajudam, mas também atividades criativas como desenho e artesanato porque colocam mais esforço na mente e despertam suas funções. Também ler romances é bom para o cérebro e é um dos melhores exercícios para a mente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário