scorecardresearch ghost pixel



Horário de Verão é realidade para 2023? Veja o que se sabe

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva realizou pesquisa em sua conta de Twitter. A maioria dos brasileiros indicaram que desejam a volta do Horário de Verão



Ao longo de todo esse ano, debates acerca da volta do Horário de Verão foram frequentes e já há rumores que a pauta se entende para o 2023. O tema chegou a ser assunto de enquete no Twitter do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia Mais: Volta do HORÁRIO DE VERÃO: Lula cria enquete para população decidir

Na consulta informal, 2.363.087 pessoas participaram e a maioria (66,2%) votou a favor da volta do Horário de Verão. O levantamento ocorreu no dia 07 de novembro, dias após o ator Bruno Gagliasso mandar um recado para o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, pedindo o retorno da medida.

Apesar de toda especulação em torno do tema e votação no Twitter, ainda não há certeza se a medida será retomada no próximo ano. Temas como a economia de energia foram desdobrados nos comentários da enquete feita por Lula.

Parecer técnico

O Ministério de Minas e Energia (MME) já vem avaliando tal possibilidade desde agosto de 2022. Tanto que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) fez uma análise para embasar a decisão a ser tomada.

Esse estudo verificou qual é a projeção da economia de energia em horário de pico (18h às 21h) caso a medida seja reimplantada. A hipótese é que, com uma hora a mais de luz solar, a população poderia utilizar menos eletricidade. Com isso, as usinas hidrelétricas poderiam operar com uma sobrecarga menor.

No entanto, a ONS emitiu parecer informar que não havia alterações significativas no uso de energia. O relatório aponta que a economia do início da noite era s com luz artificial durante o período da manhã.

Ainda, o Sistema Interligado Nacional (SIN) não apresenta mudanças no índice de consumo no turno da tarde, período em que o uso da eletricidade é maior. Assim, o possível retorno do Horário de Verão foi adiado para 2023. Ficará à critério do novo governo avaliar as vantagens e desvantagens de tal medida.

Histórico e utilidade

O Horário de verão foi instituído no Brasil no governo Vargas, no ano de 1931. O argumento para a manutenção da medida é que a variação do fuso garantia mais tempo de luminosidade solar no final da tarde, diminuindo o uso de lâmpadas e gerando economia de 5%.

Quando em vigência, o Horário de Verão valia para as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste. As regiões Norte e Nordeste não realizavam os ajustes nos relógios, uma vez que não há muita variação de luminosidade no Inverno e Verão.

A última vez que o Brasil o brasileiro adiantou o relógio em uma hora por conta do Horário de Verão foi em outubro de 2018. Resta agora esperar a decisão para o próximo ano.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário