scorecardresearch ghost pixel



Isto é o que o canto dos pássaros faz com sua saúde mental; descubra agora

Cientistas mostraram que o canto dos pássaros pode ajudar a melhorar a saúde mental de uma pessoa. Entenda melhor quais foram os resultados obtidos pelo instituto Max Planck.



Você sabia que o canto dos pássaros pode fazer muito bem para a sua saúde mental? Pelo menos é isso o que diz um estudo do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano. Sim, os estudiosos entenderam que a “música” dos passarinhos pode melhorar o funcionamento cognitivo de uma pessoa e aprimorar o humor dela.

Veja também: Você pode estar sofrendo de ansiedade social e estes são 3 sintomas comuns

Canto dos pássaros faz bem para a sua mente

A pesquisa que motivou esse achado analisou 295 voluntários. Cada pessoa ouviu diversos sons ao longo de um tempo padrão para analisar os efeitos de cada um deles no organismo humano. No próximo anterior e posterior ao de ouvir os sons, cada voluntário preencheu um questionário para avaliar a saúde mental e o comportamento cognitivo individual.

De acordo com os autores da pesquisa, todas as pessoas possuem disposições mentais próprias. Até mesmo os indivíduos mais saudáveis podem ter pensamentos ansiosos, medos e momentos de profunda depressão. No entanto, o que se observou foram padrões semelhantes em qualquer pessoa, independentemente da existência ou não de algum tipo de transtorno mental.

Influência do canto dos pássaros no humor é conhecida

Na verdade, o canto dos pássaros já foi analisado como fator de mudança de humor há um bom tempo. Outros estudos mostraram efeitos positivos no mesmo sentido. No entanto, o presente estudo foi além e mostrou que há ganhos para os estados paranoicos da mente.

Enquanto o som de trânsito aumentava o estresse em estados depressivos e ansiosos, o canto dos pássaros melhorava as condições de saúde mental de todos os voluntários. Um dos pontos que mais chamou atenção é que nenhum tipo de som afetou as capacidades cognitivas das pessoas. Mas o canto dos passarinhos reduziu significativamente a ansiedade e a paranoia.

O motivo ainda não ficou claro, mas provavelmente se deve ao aliar um ambiente natural e tranquilo na mente humana. Os resultados da pesquisa apontam para novas possibilidades de aprofundamento científico acerca do mesmo tema.




Voltar ao topo

Deixe um comentário