scorecardresearch ghost pixel



Motoristas devem apresentar ESTE documento a partir de agora; saiba qual

Atenção, motorista: o CRLV é emitido uma vez ao ano. O documento é obrigatório para todos os brasileiros. Veja como ter acesso à versão digital.



Emitido uma vez ao ano, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é um documento obrigatório para todos os motoristas brasileiros. Desde outubro, alguns estados já exigem a apresentação da versão mais recente. O modelo digital está disponível para quem está em dia com as obrigações referentes aos veículos.

Leia mais: Motoristas não conseguem acesso ao CRLV, mesmo quitado; veja o que fazer

O documento comprova que o carro está em completas condições de circular pelas ruas e rodovias. Antes era entregue pelos Correios na casa dos proprietários, mas isso não acontece desde 2020, então agora é necessário que os condutores busquem a emissão da versão mais atual no ano em vigor.

Documento obrigatório: CRLV

Em casos de fiscalização de trânsito, os motoristas devem apresentar o CLRV como documento obrigatório. A boa notícia é que existe também a versão online. Basta ter o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) para acessar.

Há ainda a possibilidade de imprimi-lo no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Ao acessar o site, se houver alguma pendência, o documento não estará disponível, então o proprietário do veículo terá de pagar os valores em aberto para só então ter acesso ao CRLV. É preciso pagar a taxa de licenciamento para ter o documento.

É preciso pagar também os débitos referentes às multas, IPVA, seguro DPVAT e todos os outros relacionados ao automóvel. Há a opção de acessar o certificado por meio do site do Detran de cada estado. A orientação é acompanhar o calendário de pagamento do licenciamento de cada unidade federativa.

Para acessar o certificado de pessoa física, é preciso ter o Código de Segurança do CRV e o número do Renavam. Com tudo isso em mãos, basta seguir as etapas abaixo:

  • Faça download do aplicativo CDT;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Escolha ”Veículos”;
  • Selecione “Toque aqui para adicionar um CRLV”;
  • Preencha o número com o Renavam do veículo;
  • Digite o código de segurança impresso no CRV.




Voltar ao topo

Deixe um comentário