scorecardresearch ghost pixel



SAIU! MEC divulga os calendários do Prouni, Sisu e Fies

Para se inscrever no Prouni, Sisu ou Fies os estudantes dependem da nota do Enem. Saiba quais são as datas e o início do calendário em 2023.



O Ministério da Educação (MEC) liberou o calendário com as datas de inscrição do primeiro semestre de 2023 para os programas de acesso à universidade. Os estudantes interessados em uma vaga devem ter atenção às datas do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Leia mais: Aprenda a renegociar as dívidas do FIES com até 99% de desconto

O calendário foi divulgado logo depois do fim das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do exame é essencial para quem deseja entrar em uma universidade por meio dos programas. O resultado do Enem será divulgado no dia 13 de fevereiro de 2023. Por isso, os cronogramas das três iniciativas começam só depois.

Calendários do Prouni, Sisu e Fies

Segundo Ministério da Educação, para o Prouni, o calendário define o período de inscrições entre os dias 7 e 10 de março do ano que vem. A primeira chamada será no dia 14 do mesmo mês e a segunda no dia 28 de março. O Prouni garante vagas em universidades de ensino superior particulares, com descontos que podem chegar a 100%.

O Sisu é o programa do governo federal que oferece o acesso às universidades públicas. O calendário de inscrições vai do dia 28 de fevereiro a 3 de março. O resultado com os selecionados será divulgado no dia 7 de março.

Já o calendário do Fies, que é o financiamento do curso superior, tem inscrições entre os dias 14 e 17 de março. O resultado será divulgado no dia 21. O programa financia todo o curso e os alunos assumem o compromisso de quitar a dívida depois de formados.

Em todos os três programas, os interessados em se inscrever devem ter feito o Enem 2022 e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das provas do exame. Outro detalhe é que o estudante não pode ter zerado a prova de redação.

O candidato pré-selecionado deve comprovar a renda da família, que por pessoa tem que ser de até 1,5 salário mínimo.

É a regra para aqueles que desejam a bolsa integral, que cobre todo o valor da mensalidade, do começo ao fim do curso. No caso da bolsa parcial de 50%, a renda mensal por pessoa da casa não pode passar de até 3 salários mínimos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário