Verdade ou mentira: Lula planeja cancelar o consignado do Auxílio Brasil?

Em vídeo que circula nas redes sociais, deputado supostamente diz que Lula quer acabar com o Auxílio Brasil em 2023.



Circula nas redes sociais um vídeo em que o deputado André Janones (Avante) diz que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente da República eleito, planeja acabar com o Auxílio Brasil. O programa de transferência de renda foi criado para substituir o Bolsa Família e hoje atende cerca de 21 milhões de famílias.

Leia mais: Motoristas podem pagar só 50% do IPVA, mas não sabem; veja quem pode

A informação é falsa, já que Janones não está se referindo ao petista nas imagens gravadas. No vídeo original, publicado nas redes sociais do próprio deputado, as acusações são dirigidas ao atual presidente Jair Bolsonaro.

“Eu tenho uma bomba pra trazer aqui pra vocês. Eu acabei de falar com o presidente e eu preciso que vocês me ajudem a impedir. Tá, ou vou até mostrar documentos aqui pra vocês. O presidente Bolsonaro quer acabar com o auxílio pra vingar de vocês”, acusa o deputado no vídeo sem cortes e edições.

Na versão adulterada da gravação, as imagens dão a entender que as acusações de Janones são feitas ao presidente eleito, e não ao atual chefe do Executivo. Até a última segunda-feira, 14, o vídeo já somava mais de 2 milhões de visualizações.

Fim do consignado

Outro boato que tem circulado com menos força é que Lula pretende acabar com o empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. A modalidade foi lançada em outubro pelo governo e permite que o cidadão utilize até 40% do seu benefício básico de R$ 400 com a contratação de crédito.

Não há nenhuma declaração oficial do petista sobre a pretensão de encerrar a oferta do consignado. Contudo, ele já criticou as taxas de juros praticadas, que têm teto de 3,5% ao mês.

“O consignado tem que ser a 1% ao mês, não pode passar de 8%, 9% ao ano. Se estiver em 8% ao mês, chega a 200%, 300% de juros ao ano. Vai sufocar”, afirmou.

Uma das promessas de Lula é criar o Desenrola Brasil, um programa de crédito sem burocracia e com juros baixos. Agora, é preciso aguardar para saber se o governo eleito fará alterações nas regras do consignado do Auxílio Brasil, ou se substituirá a novidade por outra opção com melhores condições.




Voltar ao topo

Deixe um comentário