Convidar os amigos e familiares para um encontro no final de semana é maravilhoso, mas a churrasqueira sempre fica com resíduos que dificultam a higienização do alumínio da grelha. No entanto, existem determinados materiais simples que garantem um ótimo resultado nesse processo de limpeza, dispensando a compra de produtos específicos e caros.
Veja também: Como fazer churrasco na airfryer: técnicas importantes para acertar o ponto da carne
Como limpar a grelha rapidamente
Use limão para acabar com o mau cheiro
A acidez do limão, principalmente quando associado ao vinagre de álcool, que age como antibactericida, remove impurezas. Aquele cheiro de gordura típico da carne vermelha também é mais fácil de ser eliminado com limões. Você pode cortá-lo ao meio e esfregar a superfície da churrasqueira, finalizando a limpeza com detergente neutro.
A cebola reduz a oleosidade
Tomando cuidado com os olhos, corte uma cebola e use-a para limpar as áreas mais engorduradas. Esse método é eficiente enquanto a grelha ainda está quente, então fique atento à temperatura. Da mesma forma que no procedimento anterior, não esqueça de finalizar usando sabão neutro e água para enxaguar e remover o excesso de produto.
O pão velho é um excelente desincrustante
Aquele pão velho que sobra da semana pode ajudar a remover boa parte daquelas partículas resistentes. Pegue um pedaço de pão e passe nas partes que estão mais sujas, terminando com um pano limpo. O alimento é um verdadeiro desincrustante, facilitando a remoção de pedaços de ingredientes e a própria gordura que se acumulam em camadas.
É importante mencionar que a limpeza da churrasqueira deve ser feita após o uso ou um dia após o churrasco. Jamais esqueça de higienizar a grelha, para evitar a proliferação de doenças infecciosas. Outro benefício de limpar esse utensílio é aumentar seu tempo de vida, dado que as sujeiras podem comprometer seu funcionamento a médio prazo. Dessa forma, mantenha bons hábitos de cuidado para aumentar a durabilidade das peças.