O churrasco é uma das paixões dos brasileiros. Embora seja um hábito da culinária muito comum, ainda existem erros que são cometidos sistematicamente. Confira como evitar alguns dos principais equívocos que todo mundo comete diante da churrasqueira aos finais de semana e feriados.
Veja também: Drenam a energia! Estes erros no Feng Shui roubam a harmonia da sua casa
1 – Cortar e servir a carne assim que a tira da churrasqueira
Uma das dicas para deixar seu churrasco mais interessante e diminuir os “erros” é tirar as carnes da churrasqueira e deixar descansar. Antes de fatiar os bifes, linguiças e outros preparos, deixe esfriar por 1 ou 2 minutinhos. Isso vai fazer com que o suco permaneça em seu interior e se distribua melhor, deixando os cortes mais suculentos.
2 – Assar as carnes com fogo e não na brasa
O carvão deve virar brasa antes de começar a assar, pois a temperatura será maior e mais uniforme. Da mesma maneira, fica mais fácil manter o braseiro adicionando carvão aos poucos, sem esfriar o churrasco.
3 – Assar é diferente de grelhar
As carnes assadas devem ser colocadas entre 30 e 45 centímetros do braseiro. Enquanto para grelhar, a altura fica em torno dos 15 ou 20 centímetros.
4 – O ponto certo no churrasco
Um dos fatores mais polêmicos em um churrasco diz respeito ao ponto da carne. Alguns dizem que o ponto certo é quando a carne está cozida, mas não ficou totalmente tostada, ou seja, não perdeu a coloração. A verdade é que o ponto ideal é aquele que cada um gosta de comer.
5 – Usar os talheres para cortar carnes cruas e preparadas
Um erro clássico do churrasco está em manipular as peças cruas com os mesmos utensílios usados nas prontas. Isso pode contaminar as carnes já assadas, portanto, evite fazer esse tipo de mistura.
6 – Higienização no churrasco
Por fim, você precisa limpar a grelha depois de terminar e antes de começar o churrasco. Isso evita a contaminação e faz com que o sabor dos assados não mude.