scorecardresearch ghost pixel



Anúncio importante para quem tem CPF e quer evitar prejuízos

Criminosos criam novos esquemas para aplicar fraudes e golpes com o CPF, por isso o consumidor deve ficar atento.



Não é de hoje que os brasileiros precisam lidar com golpes envolvendo o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Um dos mais conhecidos é o uso do documento para abertura de contas bancárias e solicitações de cartões de crédito em nome da vítima.

Leia mais: Trabalhadores com carteira assinada podem contar com dinheiro extra em 2023

Para evitar cair nessa cilada e acabar com um prejuízo enorme, o consumidor deve conhecer os esquemas mais atuais e estar sempre à frente dos golpistas. A seguir, veja como os bandidos aplicam golpes usando CPFs.

5 formas de ser vítima de golpes no CPF

Conheça as cinco maneiras mais comuns de ter seus dados roubados e usados para cometer crimes:

1 – Perda, furto ou roubo

Quando o cidadão perde sua carteira de documentos, é roubado ou furtado, seus dados passam a estar vulneráveis. Para se resguardar de qualquer problema, a dica é fazer um boletim de ocorrência o quanto antes na delegacia mais próxima. Também é importante informar a polícia sobre qualquer movimentação estranha com o CPF.

2 – Cadastros na internet

O aumento do volume de compras em sites da internet também deixou os brasileiros mais propensos a serem vítimas de fraudes. Antes de inserir seus dados em qualquer cadastro de rede social ou estabelecimento digital, procure o cadeado no canto superior direito da URL e verifique se ele é confiável.

3 – Links suspeitos

Outra estratégia usada pelos criminosos é enviar links de sorteios e premiações via mensagem de texto ou e-mail. Jamais informe o CPF e outros dados em formulários antes de checar a confiabilidade da informação. Se preciso, entre em contato antes pelos canais de atendimento da empresa responsável pela campanha.

4 – Compra não reconhecida

Muita gente está tão acostumada a pagar a fatura do cartão de crédito que deixa de checar todas as compras antes. Não se esqueça de verificar eventuais transações suspeitas todos os meses e de informar o banco e a polícia caso encontre alguma, já que alguém pode estar usando seu cartão sem você saber.

5 – Empréstimo desconhecido

Assim como no caso anterior, os golpistas usam o CPF da vítima para solicitar empréstimos sem que ela saiba. Se receber qualquer e-mail, mensagem ou aviso de contratação e não reconhecer a contratação, faça um boletim de ocorrência e informe o banco.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário