A Caixa Econômica Federal criou o aplicativo Caixa Tem no início de 2020 com o objetivo de possibilitar os pagamentos do Auxílio Emergencial. Mesmo após o encerramento do programa após o auge da pandemia, a ferramenta segue sendo muito importante para os brasileiros.
Leia mais: IPTU 2023: confira se desconto de cota única vale a pena
Além de permitir que milhões de pessoas tenham acesso a produtos e serviços bancários, ele é usado atualmente no depósito de outros benefícios sociais. É o caso, por exemplo, do Auxílio Brasil e do vale-gás nacional.
O governo também utiliza o aplicativo para liberar recursos trabalhistas, como o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e o abono salarial PIS dos trabalhadores formais.
Caixa Tem em 2023
A mudança de governo federal despertou em muitos brasileiros uma dúvida em comum: o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva pretende manter o Caixa Tem no próximo ano? A princípio, tudo indica que sim.
Ele é um dos principais instrumentos que facilitam a distribuição de renda no país, além de ser administrado pelo maior banco privado brasileiro e de contar com milhões de usuários todos os meses. Não há indicações ou motivos para a suspensão das contas no próximo ano.
Ainda assim, não é possível afirmar que o pagamento do Bolsa Família (hoje Auxílio Brasil) continuará sendo feito por meio do Caixa Tem. Lula chegou a declarar algumas vezes que muitos cidadão não têm acesso à internet e mencionou a confecção de cartões do programa.
Contudo, é provável que as poupanças digitais continuem existindo mesmo que o governo decida pela distribuição dos cartões.
Recursos do Caixa Tem
O Caixa Tem é um banco digital que permite a realização de transferências via Pix, pagamentos de contas e boletos, compras com o cartão de crédito virtual e até saque em espécie com código. Além disso, a ferramenta conta com uma linha de crédito com empréstimos para pessoas físicas e jurídicas e outros produtos e serviços.