scorecardresearch ghost pixel



DICA DE OURO: inscritos no CadÚnico podem pagar dívidas com até 99% de desconto

Brasileiros inscritos no Cadastro Único podem obter até 99% de desconto em dívidas estudantis do programa FIES.



O Cadastro Único (CadÚnico) é o sistema do governo que reúne dados de famílias de baixa renda para aplicação de políticas sociais, como a concessão de benefícios financeiros. Um dos programas que fazem parte da lista é o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

Leia mais: IPVA 2023: saiba como garantir desconto de até 32% no valor da cobrança

A boa notícia para os estudantes que contrataram empréstimos para custear seus estudos de nível superior é a renegociação de dívidas com descontos de até 99%. Entenda como funciona e veja como aproveitar.

Dívidas com até 99% de desconto

Uma Medida Provisória (MP) aprovada pelo Congresso Nacional no primeiro semestre autorizou a renegociação de débitos do FIES para alunos inscritos no CadÚnico ou ex-beneficiários do Auxílio Emergencial. Para conseguir o maior desconto, é preciso estar com parcelas em atraso por mais de cinco anos.

Quem estava com parcelas atrasadas há mais de 90 dias, em 30 de dezembro de 2021, tem isenção total de juros e taxas e redução de 12% do valor principal para pagamento à vista. Os juros também são abatidos em caso de parcelamento em até 15 vezes (parcela mínima de R$ 200), mas não há redução no valor do débito.

Já os estudantes com dívidas atrasadas há mais de 360 dias, em 30 de dezembro de 2021, recebem descontos de até 77%. No caso daqueles que estão na mesma situação, mas têm registro no CadÚnico ou foram beneficiários do auxílio emergencial, o abatimento é de 92%.

Por fim, inscritos no CadÚnico beneficiados pelo auxílio emergencial com atraso superior a cinco anos podem pagar o que devem com 99% de desconto.

Como negociar?

Para garantir as vantagens, o interessado deve negociar suas dívidas do FIES até o dia 31 de dezembro, no site sifesweb.caixa.gov.br ou no app Fies Caixa. A confirmação da adesão é feita após o pagamento do boleto.

Caso o débito em questão tenha sido contraído junto ao Banco do Brasil, o acordo é feito pelo aplicativo da instituição financeira, ou em qualquer agência do BB.




Voltar ao topo

Deixe um comentário