A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por uma grande reformulação e desde junho os condutores brasileiros podem solicitar o novo documento. Além de um design mais moderno, ela ganhou uma série de dispositivos de segurança para evitar fraudes.
Leia mais: 5 profissões que garantem isenção do IPVA: veja se a sua está na lista
As mudanças também tornam a habilitação mais internacional, já que suas informações estão impressas em inglês e francês, além do português. Todas as alterações estão previstas na Resolução nº 886, publicada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em dezembro de 2021.
4 mudanças importantes na CNH
Muitas novidades em relação às cores, disposição dos itens no documento e outros aspectos foram incluídas na nova CNH. Contudo, quatro elas precisam ser destacadas, veja:
1. Categorias
A versão atualizada traz uma tabela para indicar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, além de informações sobre o exercício de atividade remunerada e eventuais restrições médicas. Elas continuam sendo identificadas pelas letras A, B, C, D e E, mas ganham silhuetas dos veículos ao lado.
2. Código internacional
Além dos três idiomas mencionados, a carteira de motorista agora vem com o código MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina), o mesmo usado em passaportes. Com ele, será possível embarcar em aeroportos de países que aceitam o documento, como os do Mercosul.
3. QR Code
Todas as informações sobre a carteira de motorista, incluindo a fotografia do condutor, continuam disponíveis no QR Code. O código serve para garantir a autenticidade, a confiabilidade e a integridade dos dados.
4. Coloração
A habilitação nova passa a ter tons de amarelo sobre o já conhecido verde, além de novos elementos gráficos que dificultam a falsificação.
Como emitir a nova CNH
A emissão da carteira atualizada será feita conforme os condutores precisarem tirar, renovar ou alterar o documento. Nesse meio tempo, a versão antiga continua sendo aceita normalmente.
O prazo de validade da CNH é de dez anos para condutores com até 49 anos; de cinco anos para quem tem entre 50 e 69 anos; e de três anos para motoristas com mais de 70 anos.
O pedido de renovação ou emissão da CNH é feito ao Detran do estado onde o solicitante mora e o custo varia de acordo com o local. Para mais informações, acesse o site da autoridade de trânsito de sua região.