scorecardresearch ghost pixel



Ovos na água! Faça isso e você nunca mais terá surpresas desagradáveis

Existem algumas técnicas na cozinha que podem salvar muitas receitas, mas as pessoas acabam se esquecendo desses truques.



Tem aqueles que abrem o ovo em uma tigela antes de fritar ou adicionar em determinado preparo. No entanto, existem outras maneiras eficientes de identificar se o alimento está bom para ser consumido antes mesmo de quebrá-lo no recipiente. Essa dica vai facilitar sua vida, evitando que ovos que já ultrapassaram o prazo de validade comprometam seus resultados. 

Veja também: Nunca mais erre o ponto do ovo cozido: aprenda ESTE macete infalível

Qual o prazo de validade dos ovos? 

Após o ovo sair da granja, seu prazo de validade é de até 28 dias, então sempre confira a data de validade. Caso você compre em outro lugar sem a especificação, esteja sempre atento à procedência. Evite adquirir unidades que tenham sido disponibilizadas depois desse período, para evitar infecções e até surpresas desagradáveis como mau cheiro. 

Como identificar se o ovo já venceu 

  • Primeiramente, é possível colocar o ovo em um copo de água, observando se ele boia ou afunda. Se o ovo afundar, está bom para o consumo, mas se boiar, descarte-o junto com o lixo orgânico. 
  • Outro método rápido está relacionado ao ato de chacoalhar o ovo próximo ao ouvido. Se essa ação resultar em um barulho, tudo indica que já não há mais possibilidades de consumi-lo. 
  • Na dúvida, crie o hábito de quebrar o ovo em uma tigela separada, principalmente no preparo de massas, verificando se o cheiro, aparência e textura estão bons. 

Priorize sua segurança alimentar 

Infelizmente, nem sempre os ovos vencidos estão em estado de decomposição, ou seja, com o interior escurecido. Alguns já passaram do ponto e apresentam um aspecto relativamente normal, gemas e claras inteiras. Esse tipo de alimento precisa ser devidamente embalado e comercializado, considerando normas legais que protegem a saúde da população. 

Não esqueça que a melhor maneira de armazenar os ovos é na geladeira e se houver qualquer casca quebrada, recomenda-se o descarte, para evitar contaminação por salmonela. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário