O churrasco é uma paixão nacional. Apesar de ser um costume de muitos brasileiros, alguns erros muito comuns são considerados imperdoáveis para os mais experientes no preparo. Será que você tem insistido em algum deles? Conheça os seis pecados mortais do churrasco para nunca mais errar nas reuniões em família.
Leia mais: Talvez você vai preferir NÃO fazer churrasco na Copa; entenda o porquê
Temos certeza de que algum item dessa lista soa familiar, porque você o fez sem nem se dar conta. Sempre é tempo de aprender mais. Além disso, pequenos ajustes vão garantir uma excelente carne à mesa, mas sem cometer nenhum pecado. Quer ver só? Confira abaixo o que não fazer.
Pecados mortais do churrasco
Cortar e servir a peça assim que a tira da churrasqueira
Você tira a carne da churrasqueira e já corta? Pare já com isso! O certo é tirá-la e esperar cerca de dois minutos. Esta é uma técnica para cortar os pedaços e garantir que o suco permaneça dentro da carne, ou seja, que cada pedacinho fique ainda mais suculento.
Assar as carnes com fogo e não na brasa
Se você assa as proteínas no fogo e não na brasa, também faz isso errado. O carvão tem que virar brasa antes de começar a colocar os pedaços. A temperatura ficará melhor distribuída assim, logo o churrasco estará sempre quentinho.
Assar é diferente de grelhar
Você sabe a diferença entre assar e grelhar? Esse ponto também é essencial para garantir o sucesso da sua comida. As carnes assadas devem ser colocadas entre 30 e 45 centímetros do braseiro. Para grelhar, a altura fica em torno de 15 a 20 centímetros. Sutil, mas importante!
O ponto certo
Esse assunto é polêmico, já que cada pessoa tem uma preferência. Qual é a sua? Saiba que para os mais experientes em churrasco, o ponto certo é quando a carne está cozida, mas sem ficar totalmente tostada. Ela deve permanecer vermelha. Já tem gente que não come assim de jeito nenhum!
Usar os talheres para cortar carnes cruas e preparadas
Um erro clássico é manipular as peças cruas com os mesmos utensílios usados nas prontas. Isso pode contaminar as carnes já assadas, portanto, evite fazer esse tipo de mistura para não ter problema.
Higienização no processo
O cuidado antes e depois do preparo é essencial. O mais recomendado é limpar a grelha antes e ao finalizar o churrasco para evitar a contaminação e até a mudança no sabor das peças.