scorecardresearch ghost pixel



Sobrou espumante, o que fazer? Veja como guardar para não perder o gás

É comum sobrar espumante na garrafa. Porém, a rolha original não pode ser colocada de volta, então como fazer? Truques infalíveis vão ajudar.



O espumante é, sem dúvidas, parte fundamental das comemorações de fim de ano. Para 2022, a expectativa é de que as vendas de espumantes no Natal e Réveillon devem ter crescimento de ao menos 15%. O dado é da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra).

Veja também: Menos de R$ 50! 3 espumantes brasileiros estão entre os melhores do mundo

Ou seja, não importa se a celebração é de uma empresa ou uma família, a bebida borbulhante estará lá, marcando presença. Porém, fato é que nem todos se agradam muito com o espumante.

Há ainda aqueles que bebem pouco para manter a saúde e o peso. Então, é comum sobrar espumante na garrafa. Porém, a rolha original não pode ser colocada de volta, então como fazer? Continue lendo para descobrir!

Sobre espumante, como guardar?

O ideal é ter uma tampa para garrafas de vinho, que irá vedar bem e impedir que o espumante perca o sabor e o gás. Essa é uma ferramenta facilmente encontrada na internet e que pode custar menos que R$ 20.

Porém, na falta desse recurso, é possível deixar a garrafa aberta na geladeira. Isso é possível porque, quando o espumante está gelado, os gases da bebida não escapam tão facilmente.

Para que isso não afete o gosto do espumante, uma dica é colocar plástico filme sobre a boca da garrafa, assim ela não fica tão aberta. Então, você poderá saborear o seu espumante mais tarde ou no dia seguinte.

Lembre-se de que esse consumo não deve ser feito muito tempo depois, afinal a bebida pode perder a sua qualidade.

3 dicas para aproveitar melhor o seu espumante

  • Escolha um copo adequado: os copos para espumante devem ser estreitos e de boa altura para concentrar o aroma e permitir que a espuma dure mais tempo. Evite usar copos largos ou de taça.
  • Armazene corretamente: os espumantes devem ser armazenados na posição horizontal para evitar que o líquido entre em contato com a rolha, o que pode oxidá-los. 
  • Experimente diversas temperaturas: a temperatura ideal para servir o espumante é de 6 a 8 graus Celsius. No entanto, experimentar o espumante em diferentes temperaturas pode destacar diferentes sabores e aromas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário