scorecardresearch ghost pixel



Vai abastecer? Atenção a esses 3 golpes comuns em postos de gasolina

Além do alto preço dos combustíveis, os motoristas precisam ficar atentos também para outros fatores nos postos de gasolina: os golpes.



Devido ao seu contato frequente com o público, a maioria dos frentistas de posto de gasolina conseguem identificar se o motorista possui pouca experiência no volante e com os demais artefatos do automóvel. Com isso, alguns trabalhadores se aproveitam da situação para aplicar golpes que os beneficiam financeiramente.

Leia mais: Gasolina em 2023: preços vão aumentar ou diminuir a partir de JANEIRO?

Com isso, até mesmo os motoristas mais experientes podem cair nos golpes caso não conheçam os truques aplicados. Pensando nisso, levantamos as três situações mais comuns de golpes aplicados em postos de gasolinas. Confira e fique atento quando for abastecer!

Ar no combustível

É importante que o condutor sempre observe o medidor de combustível, com o intuito de comparar a quantidade solicitada com a quantidade abastecida. Isso é necessário em caso de os postos de gasolina poderem injetar ar à gasolina para aumentar o volume inserido. Com isso, o valor final do abastecimento é aumentado, mesmo que a quantidade de combustível seja menor.

Caso você abasteça com a mesma frequência, no mesmo posto, e estiver notando a quilometragem por litro do carro diminuir, é provável que este golpe esteja acontecendo.

Troca de Óleo

Ao abastecer, é comum que os frentistas ofereçam a troca de óleo ao motorista. No entanto, a medida só é necessária quando indicada pelo mecânico. Assim, ao realizar a troca de óleo, o mecânico deixa uma indicação, em um adesivo grudado no carro, de quando será preciso realizar um novo procedimento.

Dessa forma, aceite a troca apenas se o prazo determinado pelo mecânico estiver vencido ou próximo do vencimento.

Valor alterado na maquininha

Por fim, o golpe mais comum praticado é a inserção do valor errado na maquininha de cartão de crédito. Por ser o meio de pagamento mais utilizado nos postos, o motorista consegue pagar seu abastecimento sem a necessidade de aguardar pelo troco. Contudo, a facilidade pode acabar se tornando uma dor de cabeça.

O golpe se dá quando um número 0 é inserido na frente do valor, sendo fácil de passar despercebido, principalmente em pagamentos realizados por aproximação. Dessa forma, um abastecimento de R$ 70 pode custar R$ 700 caso o condutor não preste atenção.

Sendo assim, jamais realize o pagamento antes de conferir o valor na maquininha e não deixe o posto de gasolina sem verificar no aplicativo do banco se o valor cobrado foi o correto.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário