scorecardresearch ghost pixel



Evite esses 3 alimentos no café da manhã para evitar glicose alta

Primeira refeição do dia precisa conter ingredientes saudáveis e que não causam picos de açúcar no sangue.



O diabetes é uma doença crônica com efeitos graves na vida de seus portadores. Para evitar seu desenvolvimento ou controlar a enfermidade, uma das atitudes mais importantes é adotar uma alimentação saudável, pautada na moderação.

Leia mais: Cuidado com o açúcar: Conheça 3 frutas que aumentam muito a glicose

Certas comidas ajudam no aumento dos níveis de glicose (açúcar) no sangue, o que é pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde bastante graves. Por isso, é necessário saber o que evitar pôr no prato, especialmente pela manhã.

“Existem certos alimentos que devem ser evitados se você tem diabetes tipo 2, enquanto outros devem ser consumidos com moderação”, diz a especialista Sally Roxburgh, da Clínica The Fleet Street, em Londres.

Conheça três alimentos que todo mundo que quer evitar o aumento da glicose deve ficar bem longe no café da manhã.

1. Carboidratos

Eu sei, vai doer, mas nada de pão branco no café. Conforme explica o especialista Will Cave, também da The Fleet Street, os carboidratos se transformam em glicose no organismo, por isso devem ser evitados por quem quer reduzir a glicemia.

2. Sucos de frutas

“As frutas em geral podem ser consumidas e eu nunca recomendaria excluir totalmente por causa do valor nutricional que elas contém. No entanto, algumas delas podem ser substituídas para pacientes com diabetes tipo 2″, explica Roxburgh.

Para não ficar sem uma delas na primeira refeição do dia, a dica é substituir abacaxi, laranja e banana por maçã e outras frutas vermelhas. Todas, é claro, frescas.

3. Carnes processadas

Muita gente gosta de um desjejum bem reforçado, por isso costuma ingerir salame, presunto, bacon e outros processados bem no início do dia. De acordo com a especialista, esse hábito ajuda no ganho de peso e dificulta o controle da glicemia por que já tem diabetes.

“Refeições prontas e alimentos processados devem ser evitados, pois geralmente contêm açúcares e gorduras ocultos que aumentam o açúcar no sangue, causam ganho de peso e predispõem doenças cardíacas”, afirma a especialista.

Alimentos para consumir no café da manhã

Na hora do desjejum, algumas opções mais saudáveis podem substituir os três alimentos mencionados. Confira cinco sugestões:

  1. Grãos integrais (farinha de trigo integral, flocos de aveia e quinoa);
  2. Frutas em geral (laranja, mamão, pêra, abacaxi, pêssego e tangerina);
  3. Gorduras boas (abacate, coco, azeite extra virgem, óleo de abacate e manteiga);
  4. Oleaginosas (castanhas, amendoim, avelãs, nozes e amêndoas);
  5. Leite e derivados (leite desnatado, iogurte natural desnatado e queijos brancos).




Voltar ao topo

Deixe um comentário