scorecardresearch ghost pixel



Android 14 RESTRINGE instalação de apps por fora de lojas oficiais

Recurso que permite instalar app sem ser por loja oficial vai ter restrições no próximo Android.



Para trazer mais segurança aos usuários, o próximo Android virá com um novo recurso: A expectativa é que o Android 14 bloqueie a instalação de aplicativos antigos demais e que estejam fora da Google Play Store.

Leia mais: Android: nunca carregue a bateria do celular até 100% por ESTE motivo

Apesar de a Play Store ser a loja oficial do Android, ela não é a única forma de instalar aplicativos em smartphones. Isso porque, hoje é possível realizar instalação por fora, o chamado sideloading.

Na prática, a ação permite a instalação de aplicativos que não estão disponíveis em lojas oficiais ou sejam restritos em alguns países.

Atualização

Em suma, o Android 14 trará uma limitação para o sideloading. Na prática, os aplicativos que não forem compatíveis com a versão mínima do sistema operacional serão bloqueados. A ação ocorrerá mesmo quando o usuário tentar realizar a instalação por fora das lojas oficiais.

Em um primeiro momento, este bloqueio será apenas a versões antigas. Contudo, espera-se que, a médio prazo, o Google barre a instalação de qualquer aplicativo incompatível com o Android 6.0, que é do ano de 2015.

Segurança e privacidade

O objetivo de tal bloqueio é justamente aumentar a segurança e também a privacidade dos usuários. Isso porque, os aplicativos desatualizados têm lacunas (ou falhas) que hackers usam para invadir os aparelhos e roubar dados.

Hoje a Play Store só permite a instalação de aplicativos compatíveis ao Android 12. Entretanto, a ideia é que, via sideloading, algumas aplicações mais antigas também sigam disponíveis.

Por fim, mesmo que o Google adicione a limitação de aplicativos via sideloading, cabe aos fabricantes tal decisão. São eles que irão definir se os smarphones terão ou não a restrição disponibilizada pelo Google.




Voltar ao topo

Deixe um comentário