scorecardresearch ghost pixel



Ciência afirma que existem 4 tipos de personalidade; quer saber a sua?

Já se perguntou qual o seu tipo de personalidade? Ciência e psicologia apresentam alguns tipos que podem se aplicar a você. Confira.



O ser humano é dotado de personalidade única e intransferível. Cada pessoa apresenta características únicas que refletem na subjetividade, ligada à sua capacidade de sentir, perceber, narrar, dialogar, produzir e descobrir a realidade. Contudo, há um esforço dos profissionais da psicologia, psiquiatria e neurologia de analisar certas similaridades entre grupos de indivíduos.

Veja também: Escolha uma das PENAS e descubra sua personalidade, resultado vai SURPREENDER

Descobrindo como funciona o sistema psíquico humano

Uma das maneiras mais eficientes de obter respostas acerca das ações humanas é viabilizando análises metodologicamente controladas. Na Northwestern University, na cidade de Illinois, nos Estados Unidos, um grupo de pesquisadores encontraram pelo menos 4 grupos diferentes de personalidade. Os resultados foram divulgados pela revista IFLScience, complementando os conhecimentos que já eram reconhecidos entre psicólogos. 

Os traços de personalidade contemplados atualmente 

  • Extroversão: ser expansivo e extrovertido, com boa capacidade de falar em público, voltando-se aos demais enquanto dispensa a solidão. 
  • Neuroticismo: costuma ter emoções negativas, assim como os pensamentos tendem à raiva, preocupação e tristeza. 
  • Abertura à experiência: não tem medo de experimentar coisas novas, seja relacionamentos, trabalhos e atividades de lazer. 
  • Conscienciosidade: preocupa-se em ser pontual, responsável e seguir todas as regras possíveis. 
  • Amabilidade: mais introspectivo, acaba concordando com as outras pessoas e não exprime tanto suas vontades. 

Agora conheça os quatro tipos de personalidade 

  • Média: equilibram neuroticismo e extroversão, mas são fechadas para experiências ligadas às emoções. É um tipo comum de personalidade na qual o indivíduo apresenta certo pessimismo realista. 
  • Reservado: Agradáveis e conscienciosos, apresentam alto nível de inteligência emocional, organizando sua vida sem dificuldades. Responsáveis, restringem certas interações e estímulos que possam atrapalhar sua concentração. 
  • Modelo a seguir: líderes natos, conseguem administrar demandas e delegar tarefas, estas pessoas não têm traços de neuroticismo. 
  • Egocêntrico: extrovertidas e capazes de mesclar características de abertura, amabilidade e conscienciosidade, costumam atribuir a si mesmo uma importância bem grande, valorizando a própria companhia.

Foto: Jesus Cervantes/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário