A aposentadoria é um dos benefícios mais desejados pelos trabalhadores brasileiros, especialmente após muitos anos exercendo atividades laborais. No Brasil, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é a autarquia responsável pela análise e concessão de rendas previdenciárias com essa.
Leia mais: Pagamento do 13° salário do INSS será antecipado em 2023?
Vinculado ao Ministério do Trabalho e Previdência, o órgão tem um prazo de até 45 dias para concluir a análise do pedido feito por um segurado. Entretanto, há relatos de que as respostas das solicitações estão demorando, em média, 66 dias.
O acréscimo no tempo prejudica milhares de pessoas todos os meses, já que muitos desses cidadãos são idosos e dependem da aposentadoria para garantir seu sustento. Enquanto o governo resolve a situação da imensa fila de espera que se formou nos últimos dias, os segurados podem adotar algumas atitudes para acelerar o processo de concessão.
Dicas para acelerar o processo
De maneira geral, o mais importante é estar atento a todos os documentos exigidos para evitar que o processo volte. Afinal de contas, a resposta é automática quando todos os comprovantes estão corretos.
No caso do trabalhador que vai solicitar o benefício por incapacidade, a dica dos especialistas é enviar todos os comprovantes da doença e de sua evolução. Além disso, os atestados médicos devem ter a data do atendimento, a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a assinatura do médico, além de informarem por quanto tempo o segurado precisa ficar afastado do trabalho.
Para aumentar as chances de garantir a aprovação já no primeiro requerimento, o solicitante também precisa informar corretamente todo seu histórico de trabalho, vínculos e períodos de contribuição. Se preciso, o trabalhador deve detalhar os valores para que não haja necessidade de correção.
Na hora de fazer o pedido da aposentadoria no site ou aplicativo do Meu INSS, é necessário anexar cada comprovante no campo correto destinado a ele. Essa estratégia torna o processo mais rápido e com menos etapas.
Informações importantes
Segundo o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o segurado que aguarda decisão do INSS pode solicitar o recebimento dos valores referentes ao período entre o dia que o protocolou o pedido e a data de concessão.
Outro ponto importante é considerar a idade e o tempo de contribuição antes de decidir qual a aposentadoria ideal no seu caso. Para evitar prejuízos, o cidadão pode buscar a ajuda de um profissional especialista em previdência.