Os estudantes que tiveram algum tipo de problema logístico no dia da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 terão mais uma oportunidade. A reaplicação das provas será nos dias 10 e 11 de janeiro, segundo o calendário divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Leia mais: 7 dicas matadoras para controlar a ansiedade antes do Enem
Para ter o direito de fazer a prova fora do prazo, os estudantes tiveram que entrar com o pedido formal e contar com a aprovação do Instituto. Vale para aqueles que tiveram problemas logísticos ou que estavam com alguma doença infectocontagiosa no dia do exame.
Reaplicação do Enem
O cartão de confirmação de inscrição da reaplicação das provas do Enem está disponível na Página do Participante. Por lá, é possível conferir todas as informações como data, horário e local de prova.
A orientação do Inep é que os estudantes imprimam o documento. Para tanto, eles devem acessar o sistema do Enem e indicar login e senha do portal gov.br.
De acordo com o Inep, nas mesmas datas haverá a reaplicação do Enem para aqueles que são privados de liberdade ou que estão em medidas socioeducativa, com privação de liberdade. Nestes casos, a prova é aplicada dentro das unidades prisionais e socioeducativas.
Sobre o Enem
O Enem é importante por avaliar o desempenho escolar dos estudantes que terminar a educação básica. O exame é reconhecido como uma das maiores formas de acesso à educação superior do Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).
As instituições públicas e privadas usam o resultado do Enem como forma de seleção dos estudantes. Com a reaplicação do Enem em janeiro de 2023, o Inep ainda não divulgou a data em que o resultado do exame será divulgado. É preciso acompanhar as atualizações na Página do Participante.