scorecardresearch ghost pixel



Parece inofensivo mas… Dirigir o carro de chinelo é proibido no Brasil?

Calçado popular entre os brasileiros é bastante usado durante o verão, mas nem todos os modelos podem ser usados para dirigir.



Chegou o verão e nesta época do ano os chinelos são o calçado favorito da maioria dos brasileiros. Versáteis e confortáveis, eles vêm em diversos modelos, como rasteirinha, slide, sandália de dedo, papete e crocs, cada um com características diferentes.

Leia mais: Se Americanas falir, preciso terminar de pagar as compras parceladas?

No entanto, o motorista que dirige usando chinelo pode estar cometendo uma infração de trânsito. Isso porque nem todos os tipos são permitidos na hora de pegar o volante, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Conduzir um veículo com calçado inapropriado é uma infração média que gera multa de R$ 130,16, mais quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação. A seguir, confira quais deles você pode ou não usar para evitar multas e outras penalidades.

Modelos permitidos e proibidos

O Art. 252, inciso IV, do CTB caracteriza como infração de trânsito dirigir usando um calçado que não esteja firme aos pés ou dificulte o uso dos pedais. Com base nessa regra, veja os tipos liberados:

  • Papetes
  • Crocs;
  • Outras sandálias com alças que prendem os tornozelos.

Entre os proibidos estão chinelos de slide e sandálias de dedo, como as famosas Havaianas ou a tradicional Rider. Outros estilos de rasteirinhas também são vedadas, seguindo a mesma legislação, pois não se fixam nos pés.

De salto ou descalço?

Também é infração de trânsito dirigir de salto. Mesmo os sapatos que se fixam ao pé reduzem a flexibilidade e a precisão nos movimentos do tornozelo, o que dificulta o uso dos pedais e aumenta o risco dele escapar dos pés.

Os saltos de bico fino são proibidos. Já os mais baixos, como aqueles que deixam os tornozelos apoiados e não reduzem a mobilidade, estão liberados.

Quanto a dirigir descalço, o CTB não restringe a prática. Por isso, se o motorista estiver usando um calçado inapropriado, pode retirá-lo dos pés e simplesmente ficar sem nada para conduzir o veículo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário