Relógio do Juízo Final ‘anda’ e humanidade fica mais perto do fim do mundo

A humanidade pode estar em grande perigo: Relógio do Juízo Final teve seus ponteiros movimentados nesta semana. Entenda o que aconteceu.



Você já ouviu falar do Relógio do Juízo Final? Ele é uma ferramenta criada para marcar simbolicamente o final dos tempos da humanidade na Terra. Nesta última terça-feira (25), os ponteiros chegaram próximo à meia-noite, o que simboliza o horário mais próximo do fim.

Veja também: ESTA é a informação sobre os 8 planetas que você talvez não aprendeu

Os ponteiros do relógio andaram de 100 para 90 segundos em direção às 00h. O boletim emitido pelos Cientistas Atômicos disse que o motivo para essa aceleração pode estar relacionado à guerra da Ucrânia. Além disso, há também as tensões nucleares e a crise climática global que podem comprometer a vida da humanidade.

Relógio que marca o tempo do fim da humanidade “andou”

“Estamos vivendo em uma época de perigo sem precedentes, e o Relógio do Juízo Final reflete essa realidade. 90 segundos para a meia-noite é o mais próximo que o Relógio já foi definido para a meia-noite, e é uma decisão que nossos especialistas não tomam com um ânimo leve”, comentou Rachel Bronson, presidente e CEO do Boletim em seu informe recente.

Os apoiadores e patrocinadores da iniciativa contam com 10 ganhadores do Prêmio Nobel e vários cientistas. Eles tomam as decisões que envolvem mover os ponteiros do Relógio do Juízo Final para marcar a aproximação do fim da humanidade.

O mais próximo que os ponteiros chegaram da meia-noite foi a uma distância de 100 segundos, caminhada há três anos, em janeiro de 2020. A situação piorou e as tensões nucleares mostram que a humanidade se aproxima de um risco maior.

Planeta em risco

“A guerra da Rússia contra a Ucrânia levantou questões profundas sobre como os Estados interagem, corroendo as normas de conduta internacional que sustentam respostas bem-sucedidas a uma variedade de riscos globais. E o pior de tudo, as ameaças veladas da Rússia de usar armas nucleares lembram ao mundo que a escalada do conflito – por acidente, intenção ou erro de cálculo – é um risco terrível”, afirma o comunicado oficial.

A crise climática e ameaças biológicas, a exemplo do coronavírus, também contribuíram para que os ponteiros fossem movidos.

O Relógio do Juízo Final foi criado em 1947, logo após a 2ª Guerra Mundial, na época faltavam 7 minutos para a meia-noite. O relógio ficou 17 minutos distante do horário derradeiro com o fim da guerra.




Voltar ao topo

Deixe um comentário