scorecardresearch ghost pixel



Sanguessugas de energia: estes 12 aparelhos detonam sua conta de luz

Apenas um dos equipamentos da lista é capaz de fazer a conta ficar até R$ 200 mais cara. Para reduzir a conta de luz, o jeito é economizar!



A fatura de energia elétrica pode ser a causa de dores de cabeça para muita gente. Afinal, os sucessivos aumentos da conta de luz dos últimos anos se acumularam em mais de 100% a mais no orçamento dos brasileiros.

Veja também: Qual é mais econômico: botijão, gás encanado ou energia elétrica?

Nessa hora, vale a pena adotar hábitos e medidas necessárias para conseguir economizar o máximo de eletricidade possível. O primeiro passo, portanto, é identificar os aparelhos e objetos que mais encarecem a conta de luz no mês.

Você precisa começar a calcular sua conta de luz

Uma dica importante é começar a calcular como se dá o gasto de energia mensal na sua casa. Assim será mais fácil identificar onde estão os itens mais “gastões” que você tem no seu lar. Para se ter ideia, não é 100% confiável analisar apenas a quantidade de watts para saber o que gasta mais e o que gasta menos.

O correto é calcular a quantidade média de energia que é consumida. Essa medição, geralmente, se dá por meio do quilowatt-hora (sigla: kWh). Para saber qual é essa média de gasto, saiba que ela depende da potência do equipamento e do tempo de uso que ele fica ligado.

Como fazer as contas?

(Potência do aparelho X Dias de uso por mês X Horas de uso por dia média) / 1000

Conheça os 12 aparelhos domésticos que mais gastam na conta de luz:

  1. Ar-condicionado;
  2. Chuveiro elétrico;
  3. Fogão elétrico;
  4. Geladeira/frigobar;
  5. Freezer;
  6. Lavadora de louças;
  7. Televisão;
  8. Ventilador;
  9. Computador (PC ligado na tomada);
  10. Forno elétrico;
  11. Secadora de roupas;
  12. Secadora de louça.

Os itens estão classificados pela ordem dos que mais gastam energia para os que menos gastam. Entretanto, todos esses equipamentos são considerados os mais gastões na conta de luz mensal.

Para se ter uma ideia, o ar-condicionado pode elevar facilmente em quase R$ 200 a conta de energia se for utilizado por 8 horas ao dia. Ele é o que mais exige energia entre todos os outros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário