scorecardresearch ghost pixel



Sente dor na coluna? Veja 5 problemas que garantem benefícios do INSS

Seja pela postura ou pelo peso carregado no trabalho, muitos cidadãos que reclamam de dores na coluna podem garantir os benefícios do INSS.



O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) oferece alguns recursos aos cidadãos que não conseguem exercer as suas atividades de trabalho por determinadas questões. Claro, é preciso lembrar que somente uma doença não é garantia dos benefícios, visto que é a condição em que a doença deixa o cidadão que é levada em consideração.

Leia mais: Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória e data já foi confirmada

Dessa forma, é de responsabilidade da perícia do INSS avaliar as situações e autorizar ou não o pagamento dos recursos pelo meio do instituto. Em resumo, podemos adiantar que muitas doenças físicas e mentais podem garantir, por exemplo, a aposentadoria por invalidez ou o auxílio-doença, que ajudam o cidadão em seu pior.

Uma das principais reclamações por parte dos trabalhadores tem relação com a dor na costas, seja pela postura adotada no trabalho ou por já ter problemas mais graves na coluna. O que muitos desses colaboradores ainda não sabem que alguma situações podem conceder acesso aos benefícios ofertados pelo INSS. Confira os principais!

5 problemas de coluna que dão direito ao benefícios

Hérnia de disco

Ao fazer muita força com o braço para realizar certas as atividades profissionais, os indivíduos podem desenvolver uma hérnia de disco por causa da força aliada à repetição do movimento. Os discos intervertebrais de fibrocartilagem servem para amortecer os impactos diários dos movimentos. A hérnia se apresenta quando não há um funcionamento correto nesse amortecimento.

Osteofitose (bico de papagaio)

Conhecido popularmente como “bico de papagaio”, a osteofitose é causada devido a uma má postura constante. Ela pode se apresentar também em caso de problemas reumáticos ou de desidratação do disco intervertebral. Dessa forma, o osso pode crescer entre as vértebras que já não têm tanta eficiência em sua função amortecedora, o que acaba causando um contato desagradável entre os ossos.

Protusão discal

Quando os discos da coluna começam a entrar em degeneração e dilatam, ocorre a protusão discal. A partir disso, o trabalhador passa a sentir fortes dores na área afetada. O problema acomete principalmente quem carrega peso ou não tem uma boa postura.

Cervicalgia ou torcicolo

Os trabalhadores que acabam fazendo muita força com os seus membros superiores acabam apresentando um alto risco de serem afetados pela doença. Desse modo, tanto a crônica quanto a aguda podem trazer consequências, habilitando então a perícia médica do INSS. A aguda se desenvolve devido aos movimentos bruscos no pescoço e também por movimentos repetitivos, já a crônica está relacionada geralmente à artrose cervical.

Discopatia degenerativa

Por fim, a discopatia degenerativa pode ser causada por diversos fatores. Entre eles, citamos: obesidade, tabagismo, genética e desgastes físicos. A doença pode atingir os trabalhadores que passam longos períodos com uma postura ruim ou aqueles que carregam peso de uma forma errada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário