Ninguém quer ser a pessoa mal humorada do trabalho, da família, da sala de aula. Claro que às vezes acontecem coisas que fogem ao nosso controle e nos deixam para baixo, sem vontade de falar muito ou sorrir.
Veja também: Você vai de 0 a 10 muito rápido? Atenção, isso pode ser oscilação de humor
Porém, quando o mau humor se torna um problema constante, é preciso investigar. O primeiro passo é fazer mudanças na rotina para que o bem-estar esteja mais presente. Aqui abaixo estão listados 3 hábitos que podem ajudar a recuperar a leveza e a vontade de socializar.
Quando essas mudanças no dia a dia não são suficientes, é fundamental procurar um psicólogo ou psiquiatra, afinal pode haver um quadro de burnout ou depressão.
Os hábitos para se manter bem humorado
1. Faça exercícios físicos
Treinar faz bem para o seu humor. Ou seja, a atividade física aumenta os níveis de neurotransmissores como a dopamina, endorfina e serotonina, que são responsáveis pela sensação de bem-estar.
Vale dizer que se movimentar não precisa ser chato. Encontre algo que você goste. Se não curte musculação, tente uma luta ou dança. Já se quer algo mais tranquilo, opte por pilates ou yoga.
2. Organize a sua rotina
O estresse do dia a dia acaba com o seu bom humor. Se sentir sobrecarregado e estar toda hora sendo interrompido com novas demandas vai deixar você mais cansado e irritado. Por isso, se organize.
Tenha horário para começar e parar de trabalhar, saiba quanto tempo dura cada tarefa, seja realista na programação do seu dia e aprenda a dizer não.
3. Faça algo que gosta todos os dias
Por fim, você não precisa ser feliz somente de sexta a domingo. A felicidade pode estar em todos os seus dias, com pequenas coisas que melhoram o seu humor. Não precisa ser algo demorado, muito menos caro.
Alguns exemplos são acender uma vela cheirosa, passar os cremes que você gosta, assistir a uma série, ler um livro, conversar com seus melhores amigos.
Foto: fizkes/Shutterstock