scorecardresearch ghost pixel



BNDES: deputados se juntam para proibir financiamentos no exterior

Polêmica recente sobre a possibilidade de financiamentos do BNDES no exterior a partir de bens e serviços de engenharia brasileiros gerou reação entre parlamentares.



Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei Complementar 1/23 que proíbe financiamentos do BNDES no exterior. O texto modifica a Lei 5.662/71, que enquadrou o antigo BNDE, hoje Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), como uma empresa pública.

Leia também: BNDES poderá dar crédito a fornecedores vítimas da Americanas

“Nesses casos, o contribuinte brasileiro acaba sendo penalizado, pagando por uma obra que não beneficiou diretamente o País”, afirma o autor da proposta, deputado Mendonça Filho (União-PE), na justificativa que acompanha o texto em análise.

A análise está sendo despachada para análise das comissões permanentes e, após, pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Se aprovado, o texto segue para apreciação do Senado e ainda passa por sanção presidencial para começar a valer.

Outros projetos visam barrar financiamentos do BNDES no exterior

Outro Projeto, o PLP 10/23, do deputado Kim Kataguiri (União-SP), propõe a alteração da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei 4.131/62, que trata das remessas de valores para o exterior por quaisquer empresas públicas.

“Foram oferecidas generosas linhas de crédito, em geral por meio do BNDES, a países completamente insolventes e com péssimo desempenho econômico”, criticou Kim Kataguiri.

O deputado ainda afirma no texto que o hábito de emprestar dinheiro a esses países tem base em critérios ideológicos em detrimento de critérios técnicos.

Enquanto isso, o PLP 13/23, da deputada Greyce Elias (Avante-MG), visa proibir o uso de recursos do Tesouro Nacional, por meio de bancos públicos, para financiar projetos no exterior, bem como transferências voluntárias ou eventual concessão de subsídio, aval o garantia. O texto também altera a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Foi anunciado que o Brasil, por meio do BNDES, voltará a financiar projetos de engenharia em outros países”, afirmou Greyce Elias. “É um equívoco destinar recursos brasileiros a obras e empreendimentos em outros países enquanto a infraestrutura nacional necessita urgentemente de investimentos”, disse.

Os projetos também serão revisados pelas comissões internas da Câmara e, se aprovados, passarão ao Plenário para apreciação, bem como pelo Senado Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário