scorecardresearch ghost pixel



Consignado do Auxílio Brasil: governo reduz desconto para 5% e corta juros

Empréstimo consignado para beneficiários do programa tem margem e teto de juros reduzidos a partir de hoje.



O governo federal anunciou nesta quinta-feira, 9, algumas mudanças no empréstimo consignado do Auxílio Brasil. O desconto mensal no benefício agora é de até 5%, bem abaixo dos 40% válidos anteriormente. A decisão tem vigência imediata e atinge apenas para quem ainda não fechou o contrato.

Leia mais: Aviso para quem recebe o Bolsa Família: 2 novos requisitos foram adicionados

Outra alteração foi no teto da taxa de juros. Os bancos não podem cobrar mais de 2,5% de juros pelo crédito, enquanto o limite anterior era de 3,5%.

Nesse tipo de empréstimo, o valor das parcelas é descontado diretamente do benefício das famílias que fazem parte do programa social. O pagamento da dívida é garantido, por isso as taxas de juros do consignado costumam ser menores.

A portaria publicada pelo governo afirma que a decisão também vale para outros programas de transferência de renda, mas não cita quais. O Ministério do Desenvolvimento Social ainda não informou os nomes das iniciativas.

Mudança para o Bolsa Família

O Auxílio Brasil foi criado no fim de 2021, durante o governo de Jair Bolsonaro, para substituir o Bolsa Família. O programa atende famílias em situação de pobreza e extrema pobreza inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) com uma parcela mensal em dinheiro.

Atualmente, a iniciativa recuperou o nome Bolsa Família e oferece R$ 600 por mês por aprovado. Cerca de 21 milhões de lares em situação de vulnerabilidade dependem do benefício atualmente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário