scorecardresearch ghost pixel



Lei permite dirigir sem camisa, de chinelo ou descalço? Veja se dá multa

Se você é uma dessas pessoas que gostam de conforto e prefere dirigir sem camisa, usando chinelo ou mesmo com os pés descalços, é melhor tomar cuidado.



O verão pede um look mais despojado e é comum que muitas pessoas passem o dia no clube, na praia ou à beira da água. Sendo assim, pode ser que na hora de pegar o carro, você esteja de chinelo, descalço ou prefira dirigir sem camisa. Será que é permitido assumir o controle do volante assim? Entenda o que a lei brasileira tem a dizer sobre isso.

Veja também: Posso ser multado por dirigir com a CNH antiga? Nova é obrigatória?

Pode dirigir sem camisa, de chinelo ou descalço?

A resposta para essa pergunta pode até parecer algo simples, mas não é. Afinal, não existe uma tipificação exclusiva que fale a respeito de dirigir sem camisa ou chinelo, por exemplo. Contudo, entende-se que o uso de chinelos comuns não é permitido na direção de um veículo automotor.

O artigo 352 do CTB diz que o motorista não deve utilizar sapatos que não estejam firmes em seus pés ou que prejudiquem a utilização dos pedais. Se a autoridade responsável flagrar essa ação, o motorista pode ser multado em R$ 130,16 e ainda perder 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Esse artigo não trata sobre a possibilidade de dirigir sem camisa.

Claramente, o chinelo comum não é um calçado que fica firme nos pés das pessoas. Logo, ele pode gerar multas de trânsito e perda de pontos na CNH. Neste caso, o melhor a se fazer é tirar o chinelo e dirigir apenas descalço.

Sim, descalço você pode dirigir. A ausência de causados não compromete a utilização dos pedais do carro. Ao contrário dos chinelos e sapatos que não estejam totalmente presos nos pés, pilotar sem utilizar os calçados não é uma infração.

Fique sempre atento às regras para não receber uma multa ou cometer uma infração durante as festas de final de ano. Mas e sobre dirigir sem camisa, pode ou não?

Pode dirigir sem camiseta?

Agora, se você quer dirigir sem camiseta, tudo bem. Não existe nenhum empecilho previsto em lei que impeça uma pessoa de dirigir sem camiseta.

De uma forma bem simples, para interpretar a lei, você precisa saber o que é proibido no CTB. Se não houver nenhuma lei impedindo, então você pode fazer.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário