A contracepção é uma questão importante para homens e mulheres, pois é essencial para evitar a falta de planejamento familiar e controlar a saúde reprodutiva. Atualmente, as opções disponíveis para a população masculina são limitadas, o que coloca uma carga desproporcional na responsabilidade da mulher em controlar a contracepção. Ainda que os preservativos sejam popularmente conhecidos, são passíveis de erros e mau uso.
Veja também: 9 homens têm o pênis amputado no Brasil a cada semana (e motivo poderia ser evitado)
Como funciona o anticoncepcional masculino?
Uma pesquisa publicada na revista científica Nature Communications, revelou que os camundongos que receberam uma dose da substância TD-11861 fizeram seus espermatozóides deixar de nadar temporariamente. Sendo assim, na tentativa de fecundar o óvulo, não apresentavam energia o suficiente para chegar ativo, concebendo o início do desenvolvimento do bebê.
Ainda não há confirmação de fórmulas comerciais
Ainda não há opções comerciais dessa fórmula, mas os estudos evidenciam uma importante descoberta. Nos laboratórios, existe um reconhecimento de que esse tipo de inovação produziria incontáveis benefícios. Espera-se que nos próximos anos os homens possam participar ativamente das escolhas ligadas à paternidade, além de se responsabilizar pela própria saúde sexual.
Quais são as principais vantagens desse método
- Maior controle sobre a fertilidade: os anticoncepcionais masculinos permitiriam aos homens assumir um papel mais ativo no planejamento familiar e no controle da fertilidade. Isso poderia ajudar a reduzir a incidência de gravidez indesejada.
- Opção adicional de contracepção: a disponibilidade dessa alternativa poderia oferecer uma opção adicional de contracepção, complementando os métodos existentes disponíveis para mulheres, permitindo que os casais escolham a melhor opção conforme sua situação.
- Redução dos efeitos colaterais: a maioria dos hormônios femininos tem colaterais indesejados, como alterações hormonais e riscos de saúde associados ao uso prolongado. Enquanto isso, os anticoncepcionais para homens não afetam a testosterona.
Cabe aos pesquisadores a continuidade dessas análises proeminentes, que podem revolucionar o planejamento familiar, principalmente se o método contraceptivo se tornar acessível em poucos anos.