Ter a prática de exercícios físicos e atividades físicas como uma aliada combatente a doenças é uma ótima forma de prolongar o tempo de vida. Como também sabemos, ela também é benéfica para o lado emocional do ser humano. Nos sentimos mais felizes, alegres e dispostos depois de ter praticado algum exercício.
Veja também: Isto é o que acontece se você fizer exercícios físicos com o estômago vazio
Há quem prefira a prática de caminhada, musculação e até situações mais radicais. Dessa forma, para ajudar a fazer a sua seleção, separamos uma lista de critérios.
Ambiente dos exercícios
Levando em consideração que a saúde mental é um foco, algumas pessoas que estão lidando com maiores dificuldades emocionais. Elas talvez tenham maior dificuldade de inserir-se em ambientes muito movimentados em que elas podem ser notadas fazendo algo de errado, quando na verdade é algo só da cabeça delas.
A grande diferença do exercício físico da atividade física é a intenção. Ao sair de casa até o trabalho a pé, estamos praticando uma atividade física. Já o exercício físico tem a intenção de melhorar o corpo. Além disso, ambos possuem bons benefícios para a saúde mental.
Para quem não gosta de academias, é possível fazer algum exercício em casa mesmo, até acostumar-se com o ritmo e talvez ir para outro ambiente com mais equipamentos.
Frequência desejada
Muitos começam, poucos continuam. Qual é o seu objetivo? Em quanto tempo você quer um possível resultado? Lembrando: sem pressão psicológica. Cada corpo, um tempo diferente.
Além disso, a prática dos exercícios físicos deve estar também alinhada com a alimentação equilibrada, trazendo ainda mais evidência aos bons efeitos de uma vida mais saudável. Dessa forma, tenha uma rotina de exercícios, crie um padrão e o seu cérebro irá acostumar-se com as atividades.
Escolha do exercício pela companhia
Tem alguém em específico que gostaria de fazer algum exercício? No tempo livre, já pensou em dar uma volta por sua cidade com algum amigo seu? Ou seja, para a saúde mental, ter alguém por perto para te dar um suporte é uma das chaves para conseguir ter uma vida mais feliz.
Valor desejado
Para quem deseja começar a praticar em casa mesmo, quais seriam os exercícios e o que é necessário para sua realização? Precisa de algum peso, halter, barra? Ou o exercício será de alongamento?
Ao comprar um equipamento mais específico, talvez saia mais caro do que começar em uma academia. Lembre-se: investir em si mesmo é o melhor dos investimentos. Independentemente da sua decisão, será uma boa escolha desde que pratique com frequência.