scorecardresearch ghost pixel



Risco iminente: ESTES medicamentos não podem ser tomados com álcool

Alguns medicamentos não podem ser misturados ou tomados com álcool, pois a combinação traz graves consequências para a saúde. Veja alguns deles.



Quem faz uso de alguns medicamentos, especialmente em um base diária, precisa ter muita cautela. A combinação com o álcool pode provocar efeitos prejudiciais para o organismo. Entre eles, está a sonolência em excesso, a diminuição da respiração e dos batimentos cardíacos. Nos casos mais graves pode levar à morte.

Leia mais: Mais do que seis doses de bebida alcoólica na semana podem trazer problemas

Os riscos surgem porque logo após tomar um medicamento, ele vai para o estômago e depois segue para o fígado. É nesse último órgão em que o remédio é metabolizado e decomposto para só então entrar na corrente sanguínea.

Como o álcool também é decomposto no fígado, essa combinação pode ser muito prejudicial à saúde.

Medicamentos e álcool

Ao misturar alguns remédios e álcool, um dos riscos é a overdose.

Isso sem contar que o álcool pode tirar todo o efeito do remédio. Os sintomas e problemas causados pela união desses elementos variam de um organismo para outro. Antes de tudo, a recomendação é sempre conversar com o seu médico antes de tomar qualquer coisa. Mais ainda se decidir misturar o medicamento com bebidas alcóolicas.

O organismo pode não tolerar essa combinação. Outro ponto a observar é a quantidade de bebida ingerida, além da saúde de cada pessoa, a idade e o peso. Na realidade, há outros fatores que devem ser levados em consideração.

De todo geral, não há uma regra que vale para todo mundo, mas é essencial ter muita atenção e cautela. É preciso ter ainda mais cuidado se faz uso de medicamentos voltados para amenizar a ansiedade, depressão, alergias, gripes, resfriados, esquizofrenia e até alguns dos remédios que combatem a dor.

Os primeiros sintomas de que algo não vai bem depois da mistura de medicamentos e álcool é sentir tontura, enjoos, pressão baixa, suor excessivo e batimentos cardíacos acelerados.

Procure sempre um profissional capacitado antes de tomar qualquer remédio. Mais ainda se tiver a intenção de ingerir alguma bebida alcoólica enquanto faz uso de determinado medicamento. Na dúvida, evite ingerir álcool e priorize o cuidado com a sua saúde.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário