scorecardresearch ghost pixel



Tomar banho de barriga cheia faz mal ou isso é coisa de mãe e avó?

Você pode se surpreender ao descobrir as verdades que os antigos contam. Afinal, será que existe algum problema real em tomar banho depois de comer?



Sua mãe ou avó já deve ter dito que tomar banho depois de comer poderia ser algo perigoso. A verdade é que essa situação fica enraizada na mente, mesmo que tenha nenhuma lógica ou explicação por trás dela. Será que existe algum risco ou isso não passa de um mito?

Veja também: ‘Limpa, limpa tudo’: 5 banhos energéticos poderosos para suas energias

Tomar banho depois de comer pode ser prejudicial mesmo?

De acordo com o especialista em Saúde Pública, Dr. Elmer Huerta, a situação não passa de um “mito”. Não há problema em tomar banho depois de uma refeição”, disse ao portal La República.

Por outro lado, outro médico chamado Miguel Vidangos Tapia, especialista em Medicina Interna da SANNA Clínica San Borja, disse outra coisa. De acordo com ele, tomar banho depois de comer pode causar “cãibras ou até indigestão, principalmente se for uma refeição pesada, rica em gordura”.

Vidangos explica que esses efeitos colaterais após o banho ocorrem porque expor o corpo à água fria faz com que o sistema desvie o sangue para a pele e os músculos a fim aquecê-los. Por outro lado, “se você tomar banho com água quente, o aumento da temperatura será maior e o corpo também desviará o sangue para os tecidos periféricos com o objetivo de perder calor em detrimento da digestão”.

Entrar em piscina é outra história

Embora tomar banho depois de comer não seja algo perigoso como se imaginava, pular na piscina é uma história bem diferente.

Além de causar cãibra e fraqueza muscular, alguns médicos recomendam que a pessoa não mergulhe na água antes de passar um horário após consumir alimentos. Mas não porque haja um problema de digestão, mas porque o corpo pode sofrer uma “síncope de hidrocussão” que, no pior dos casos, pode levar à morte.

O principal fator que causa a síncope não é o fato de estar ocorrendo a digestão, mas sim a temperatura que ocorre quando você entra na água.

Por sua vez, o Dr. Lorenzo Ponz, vice-presidente da Cruz Vermelha em Gipuzkoa, explica que “este fenômeno é normalmente conhecido como um corte na digestão por engano, porque muitas vezes ocorre após uma refeição abundante, quando a pessoa foi exposta ao sol por muito tempo e em seguida é submersa em água fria rapidamente. Uma ação negativa nem sempre ocorre, mas pode levar à parada cardíaca e à morte”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário