scorecardresearch ghost pixel



A espera acabou: novo RG digital já está disponível; veja como acessá-lo

Versão digital do documento já foi registrado por aproximadamente 175 mil brasileiros. Recurso traz mais segurança para os cidadãos.



No ano passado, a chegada de um novo modelo de RG (Registro Geral) foi anunciado pelo Governo Federal. A Carteira Nacional de Identidade (CIN) foi criada com o intuito de reunir o número do documento em todas as unidades da federação por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Leia mais: Novo RG em mãos: 8 estados e o DF já estão emitindo a nova identidade

O RG conta com uma autenticação que poderá ser verificada por QR Code, inclusive off-line. Desse modo, somente o CPF será considerado, o que significa que o mesmo número valerá em todos os estados brasileiros, impedindo assim as fraudes. Além disso, ele tem uma versão digital, que já pode ser acessada. Veja como ao longo do texto.

A CIN se destaca por ser a pioneira em estabelecer um modelo de emissão padronizado para os 27 órgãos de identificação no país, com a finalidade de prevenir a ocorrência de fraudes de identificação.

Além disso, ela introduz novos recursos de segurança, tais como um código QR e uma parte destinada à leitura automatizada, tornando então mais fácil e seguro para as autoridades de segurança pública e todos os serviços públicos e privados essa verificação da autenticidade dos documentos.

Como acessar a versão digital do RG?

Para que os brasileiros tenham acesso ao novo recurso, é importante se conectar ao aplicativo do Governo Federal. Antes disso, é fundamental que a versão física já esteja emitida, o que já deixa claro que a digitalização desse documento não substituirá o modelo tradicional e impresso.

Os cidadãos precisam visitar a Secretaria de Segurança Pública ou um órgão responsável no município ou no estado onde residem, tendo em mãos o antigo RG, um CPF ativo e a certidão de nascimento ou casamento. Depois da emissão, basta acessar o aplicativo Gov.br e utilizar a leitura do QR Code para ver o documento no seu celular.

Vale ressaltar que nem todos os estados se adaptaram à novidade ainda, contudo uma boa parte já disponibiliza o serviço. Veja quais são eles: Acre; Alagoas; Pernambuco; Piauí; Goiás; Mato Grosso; Minas Gerais; Rio de Janeiro; Paraná; Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Cada local tem até o dia 6 de novembro deste ano para adotar o novo modelo. Até o momento, aproximadamente 200 mil carteiras de identidade – na versão física – foram expedidas. Já a versão digital, cerca de 175 mil registros foram contabilizados.




Voltar ao topo

Deixe um comentário