Um sono ruim pode desencadear diversas sensações ruins durante o dia, tal como desânimo, estresse, alteração na memória, menor concentração, entre outros malefícios.
Veja também: Quer ser mais feliz? Adote 6 hábitos e a felicidade nunca mais vai embora
Para você que está lidando com noites de sono complicadas mesmo dormindo por bastante tempo, a causa talvez sejam seus hábitos. Veja o que fazer.
1. Tenha um horário padrão para dormir
Por mais que fatores externos possam influenciar no nosso sono, o ideal é sempre ter um horário padrão para ir para a cama e levantar também nos mesmos horários.
Deste modo, você vai estar acostumado com aquele horário e conseguirá render melhor depois de adaptar-se com o que é mais saudável. De maneira idêntica com outras atividades da vida, tenha um horário para todas as suas atividades .
2. Evite cafeína e álcool antes de dormir
Os efeitos da cafeína já são conhecidos, mas você sabia que o álcool também está envolvido com um sono ruim? Depois de tomarmos álcool, conseguimos dormir mais rapidamente, mas o sono não será de boa qualidade.
O álcool pode reduzir o sono REM, importante estágio para um sono de qualidade e causar distúrbios do sono. Além disso, aumenta o ronco e a chance de ter apneia do sono.
Durante a noite, a pessoa que tomou álcool pode acordar para urinar. O fenômeno é devido ao álcool ser um diurético. De maneira igual, o café, por sua vez, prejudica o sono e intensifica a insônia e a ansiedade.
Os efeitos da cafeína duram por bastante tempo, com uma média de 3 a 5 horas de permanência de efeitos notáveis. Mesmo assim, o efeito é individual e varia de acordo com o metabolismo de cada um.
3. Sem telas ligadas antes de deitar
Sabendo que há outras coisas interessantes para fazer no quarto, a chance de você se manter acordado fazendo outra atividade é grande, como passar a noite virado na tecnologia.
O ideal é manter as telas desligadas antes de ir dormir. A luz que é emitida pela tela dos aparelhos tecnológicos como o celular ou TVs, bloqueia a liberação de melatonina. A melatonina é o hormônio que comunica o sono e o regula.
4. Praticar exercícios físicos
Poucos minutos de exercício por dia (30-60+) podem fazer com que a gente consiga dormir bem e adormecer mais rapidamente com um sono profundo de qualidade. Ademais, os exercícios físicos são grandes aliados no combate à insônia, além de melhorar a regular a respiração e trazer maior bem-estar físico e mental que trabalham para um sono melhor.
5. Hábitos positivos: ler antes de dormir
Preferencialmente, que sejam livros físicos. O ato de ler antes de dormir prepara o organismo para dormir. Quando relaxamos durante a leitura, temos uma diminuição dos batimentos do coração e dos níveis de atividade cerebral. Como resultado, a leitura antes de dormir ajuda a reduzir o estresse e permite à mente e ao corpo relaxar.