scorecardresearch ghost pixel



Amigo da dieta: como beber café pode te ajudar a perder uns ‘quilinhos’

Se você ama beber uma xícara de café, independente do horário, veja como esta bebida previne doenças e pode reduzir a gordura no corpo.



Quem bebe café sabe o quanto este ingrediente é um potencial estimulante, mas ele tem outros benefícios. Além de estar associado à redução de gordura no corpo, concentra muitos antioxidantes. Atualmente, pesquisadores estão dedicados a monitorar seus efeitos positivos na saúde. Entre os aspectos mais importantes destacam-se a prevenção da diabetes tipo II e do colesterol. 

Veja também: Café menos amargo é possível: veja como adoçá-lo sem açúcar ou adoçante

Pesquisas apontam os benefícios do café para a saúde 

As últimas publicações da revista científica BMJ Medicine mostraram estudos promissores envolvendo a cafeína. A substância presente no café vem sendo ligada a menores riscos de doenças cardiovasculares. 

A substância presente no café, conforme foi observado em mais de 10 mil voluntários, melhora a circulação. Esse estímulo à circulação é fundamental, porque previne entupimento de artérias e impulsiona o coração. 

Quais são as principais propriedades da cafeína? 

As principais propriedades da cafeína são a vitamina B2, B3 e B5, além do magnésio, manganês e potássio. Esses nutrientes tornam o café e outros alimentos como chocolate meio amargo e chá preto, antioxidantes potentes. 

A ação antioxidante no corpo resulta na eliminação de toxinas que inflamam o organismo. Quando esses radicais livres são destruídos, o sistema imune fica fortalecido, levando a um quadro de saúde bem mais equilibrado. 

Veja como consumir café de forma saudável 

Lembre-se que o café só é saudável quando está livre de açúcares e aditivos químicos. Portanto, prefira opções naturais e não ultrapasse o limite de 3 a 5 xícaras por dia, no caso de uma pessoa adulta. 

Lactantes, grávidas, crianças e adolescentes precisam seguir a prescrição médica. Em outros casos, se houver contraindicação, siga as orientações do profissional da saúde e faça o acompanhamento nutricional corretamente. 

Vale lembrar também que se você se sente mais agitado por causa do efeito da cafeína, é possível trocar pelas versões descafeinadas. Quem tem ansiedade deve monitorar o consumo de ingredientes estimulantes. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário