scorecardresearch ghost pixel



Apple NÃO! Governo Russo proíbe funcionários de usarem iPhone

Instrução envolve o descarte dos aparelhos e é destinada a quem vai atuar nos preparativos para a eleição presidencial do ano que vem.



O governo da Rússia irá realizar uma ação polêmica em relação aos seus processos de comunicação, segundo jornal local. Isso porque, agora, várias autoridades não poderão mais usar aparelhos da Apple. A instrução tem como foco pessoas que irão atuar nos preparativos para a eleição presidencial de 2024. Na prática, o argumento para a proibição de iPhones é que tais aparelhos são vulneráveis às agências de inteligência ocidentais.

Leia mais: Adeus, dancinhas! TikTok pode ser banido por suspeita de espionagem

O prazo para que as autoridades troquem seus telefones é o dia 1º de abril. A ação teve anúncio por Serguei Kiriyenko, primeiro vice-chefe da administração presidencial, durante um seminário do governo russo para as autoridades envolvidas na política. As informações são do jornal Kommersant.

Posicionamento oficial

Contudo, apesar das notícias veiculadas na imprensa russa, Dmitry Peskov, porta-voz do governo, disse não poder confirmar a informação.

Ainda assim, o porta-voz russo afirmou que smartphones não devem ter uso em negócios oficiais. Isso porque, segundo Peskov, qualquer telefone tem mecanismos bastantes transparentes, independente do sistema operacional, Android ou iOS e, portanto, não devem ter uso com foco em fins oficiais.

Futuro

O jornal russo aponta eu o governo deve fornecer novos aparelhos, com outros sistemas operacionais, para substituir os iPhones. Contudo, a ordem de interromper o uso de celulares da Apple é exclusiva para os envolvidos na política doméstica.

Vale lembrar que o presidente russo Vladimir Putin diz não ter celular, apesar de Peskov afirmar que o líder usa a internet de tempos em tempos. Também é importante ressaltar que, após a invasão da Rússia à Ucrânia, no ano passado, espiões dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha reivindicaram um furo de reportagem sobre as intenções de Putin em invadir o país vizinho. Até hoje não se sabe exatamente como esses espiões tiveram acesso a essas informações.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário