scorecardresearch ghost pixel



Decisão do STF dificulta a recuperação da propriedade por parte daqueles que tiveram seu imóvel ocupado

Proprietários que tiveram seus imóveis urbanos ou rurais ocupados se preocupam com a nova decisão do STF.



Uma nova decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, tem preocupado proprietários de imóveis rurais e urbanos no Brasil. Isso porque a decisão do STF dificulta a recuperação dessas propriedades, se ocupadas por inquilinos, mesmo inadimplentes.

Leia também: STF bate o martelo e anuncia PÉSSIMA notícia sobre o preço da conta de luz

Isso ocorre porque logo no início da pandemia da Covid-19, em março de 2020, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) orientou juízes responsáveis por processos de posse e despejo a não prejudicarem famílias durante o período.

A orientação, que foi bastante emergencial e necessária, acabou dando espaço para uma série de decisões do STF que impedem o despejo ou a reintegração da posse até hoje. Isso tem preocupado proprietários de imóveis rurais ou urbanos, segundo o The Capitalist.

A primeira delas foi em abril de 2021, quando o ministro orientou que a continuidade dos atos de despejo, remoção ou reintegração de posse não ocorresse no caso em que famílias estavam ocupando esses espaços e propriedades. A duração foi de 6 meses e valeu para móveis rurais e urbanos.

Quando chegou ao fim, em outubro de 2021, foi aprovada uma lei que estabeleceu essa continuidade, mas apenas para móveis urbanos.

Qual a nova decisão do STF que preocupa os proprietários?

Em dezembro de 2022, o ministro entendeu que a suspensão válida para imóveis urbanos deveria valer também para imóveis rurais. A decisão veio acompanhada de uma regra de transição, como explicam as advogadas Priscila Rocha e Olímpia de Paula ao Compre Rural.

“Ou seja, no fim de 2021, o ministro prorrogou a proibição de despejos até 31 de março de 2022. Depois, em uma terceira decisão, deu prazo até 30 de junho e, por fim, estendeu a proibição até 31 de outubro de 2022, optando por uma nova medida protelatória e trazendo uma regra de transição”, contam em artigo publicado no portal e utilizado como fonte pelo The Capitalist.

O motivo da preocupação é, portanto, de que esses proprietários não consigam cumprir liminares para reintegração do direito à propriedade até que todos os tribunais tenham as chamadas comissões de mediações.

Elas devem existir, segundo a decisão, para diminuir os conflitos, de forma a mediar a situação. Ainda não se sabe quando isso será concluído.




Voltar ao topo

Deixe um comentário