scorecardresearch ghost pixel



Fim do PIX? Nova função do cartão de débito promete ‘abalar’ o mercado

As mudanças nos cartões de débito querem deixar o meio de pagamento mais competitivo e acompanhar os avanços do PIX.



Os consumidores brasileiros devem ficar atentos às mudanças previstas na forma de cobrança das compras feitas pelo cartão de débito. Algumas alterações podem começar a valer em breve. A intenção é acompanhar os avanços que foram sentidos desde a chegada do PIX, meio de pagamento instantâneo. Veja quais devem ser as alterações.

Leia mais: Open Finance traz mais rapidez às compras online com Pix

A alternativas vêm sendo estudadas para garantir ao comércio o rápido recebimento das compras feitas por meio do cartão de débito. Assim, a intenção é permitir que os valores caiam instantaneamente. As mudanças devem ter mais impacto para os comerciantes, que vão receber o dinheiro na hora, assim como já acontece com os pagamentos por PIX.

Mudanças no cartão de débito

As empresas responsáveis pelos cartões de débito começaram a sentir os impactos da concorrência com o PIX e, desde então, pensam em maneiras de deixar o meio de pagamento tão atrativo quanto.

Desde que o PIX foi lançado no Brasil, muitos consumidores e comerciantes preferem o uso desse meio de pagamento. É seguro e prático. Muitos comércios inclusive criam formas de incentivar o pagamento por meio do PIX para garantir o recebimento na hora.

As possibilidades em estudo consideram que os cartões de débito passem a contar com o modelo “click to pay”. Ou seja, como o nome diz, na tradução é o pagamento online em um só clique, sem que o cliente precisa acessar o aplicativo do banco para finalizar a compra.

Mais novidades

Entre as mudanças no cartão de débito, uma possibilidade em estudo é a liberação do parcelamento das compras feitas no débito, com adição de juros proporcionais.

Mais do que os cartões de crédito, os de débito foram os que mais sentiram a chegada do PIX. Por essa razão, novas ideias vem surgindo para deixar o meio de pagamento mais atrativo para clientes e comerciantes. Os brasileiros e empresários podem esperar em breve alguns reposicionamentos da função de débito, ainda em 2023.




Voltar ao topo

Deixe um comentário