scorecardresearch ghost pixel



IR 2023: já começo a declaração ou devo esperar pela versão pré-preenchida?

Prazo para entrega começa no dia 15 de março. Com isso, há novidades. A ampliação da declaração pré-preenchida é uma delas. Contribuintes devem usar a ferramenta?



Neste ano, o prazo para declaração do Imposto de Renda (IR) começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio. O programa IR 2023 da Receita Federal já foi disponibilizado. Nele, há novidades. Este é o caso do pré-preenchimento ampliado que já “importa” de forma automática vários dados atualizados para otimizar a entrega.

Leia mais: Imposto de Renda: mudanças envolvendo Pix e cartão de crédito chocam contribuintes

A ferramenta será liberada somente na quarta-feira, 15. A declaração do imposto é um assunto que gera dúvidas e preocupações em muitos contribuintes. Com isso, surge a questão: é melhor já iniciar o preenchimento ou aguardar pelo recurso de pré-preenchimento? Veja qual é a melhor opção ao longo do texto.

Qual é a recomendação da Receita Federal?

De acordo com informações do órgão, é recomendável que aqueles que podem usar a declaração pré-preenchida aguardem até o dia 15 para utilizá-la, no entanto também foi ressaltado que a disponibilidade é benéfica para aqueles que realizam a declaração de terceiros sem procuração digital, visto que, especialmente nessa situação, já não haveria pré-preenchimento.

Por meio desse recurso, é possível economizar tempo e prevenir erros.

Em 2023, a ferramenta foi disponibilizada para grupos prioritários de recebimento das primeiras restituições. O governo tem a expectativa de que, nesse ano, 25% das declarações sejam preenchidas dessa forma.

A funcionalidade possibilita a importação de informações da declaração do ano passado e da base de dados da Receita Federal referentes aos bens, salários e pagamentos do contribuinte. Com isso, é possível diminuir  divergências e agilizar todo o processo de declaração.

Especialistas concordam com recomendação sobre o IR

O especialista tributário da IOB Consultoria, Daniel de Paula, também afirma que a melhor alternativa é esperar pela liberação da ferramenta e observar quais dados serão disponibilizados, pois assim o contribuinte evitará retrabalho.

Para as pessoas que já começaram a preencher os dados, a orientação é outra. Luis Fernando Cabral, sócio da Contador do Trader, aconselha evitar o uso do recurso depois que o processo é iniciado, já que não é possível saber se a ferramenta adicionará novas informações, fazendo com que as colocadas pelo contribuinte sejam perdidas.

Como usar a ferramenta de declaração pré-preenchida?

A versão da declaração pré-preenchida está disponível para quem tem acesso ao sistema Gov.br, que apresenta contas com diferentes níveis de segurança, como bronze, prata ou ouro. Somente esse dois últimos níveis são liberados para uso do recurso da Receita Federal.

A ferramenta pode ser usada no aplicativo “Meu Imposto de Renda” e no site. Quem deseja declarar pelo computador, basta selecionar a opção “Iniciar Declaração a partir da pré-preenchida” e indicar se a declaração é própria ou para outra pessoa.

A partir disso, o próprio sistema irá direcionar quais serão os próximos passos do contribuinte.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário