scorecardresearch ghost pixel



Lula está obrigando donos de casas vazias a cederem os seus imóveis?

Uso de casas vazias é um projeto em discussão em Portugal, na tentativa de resolver a crise habitacional no país. O que o Brasil tem haver com isso?



É falsa a notícia de que o Brasil dará um prazo para que os donos de imóveis façam uso das suas casas vazias. O projeto com esta temática é do governo de Portugal, não brasileiro. Apesar disso, a fake news tem circulado pelas redes sociais e causado muita confusão entre muita gente. Tire as suas dúvidas conosco.

Leia mais: É fato ou fake: vacina bivalente da Pfizer contra a Covid-19 causa AVC?

A notícia que circula é que o governo do Brasil sugere aos proprietários de imóveis que comecem a fazer uso das casas vazias, caso contrário, o Estado poderá fazer o arrendamento compulsório dos lugares. Apesar de envolver o nome da nossa terra, o projeto é de um país bem distante e com uma outra realidade.

Uso das casas vazias

Na verdade, o projeto leva o nome de Mais Habitação. É uma tentativa do governo de Portugal de dar uso às casas vazias para atuar diante da dificuldade de muitas famílias e grupos de encontrar casas e apartamentos disponíveis para aluguel no país. A intenção é conter também a inflação imobiliária e garantir mais acesso à habitação.

Entre as medidas sugeridas pelo governo português, está uma de que as casas vazias sejam usadas para aluguel e, caso os donos se neguem a ceder, eles receberão um prazo para dar uso ao imóvel.

Depois desse período, caso nada seja feito, o arrendamento será obrigatório.

As medidas buscam resolver o problema da crise habitacional em Portugal. Apesar de envolverem o nome do Brasil na história, a notícia que circula nas redes sociais é falsa. O país não tem nenhum projeto que trata do uso das casas vazias, até mesmo porque a realidade encontrada aqui é bem diferente da crise que afeta os portugueses.

A polêmica preocupa principalmente os brasileiros com imóveis como investimento, mas eles não têm com o que se preocupar. A mensagem falsa tem a intenção de provocar dúvidas e confusão nos brasileiros.

Por isso, a orientação é sempre ir em busca de fontes oficiais e noticiários confiáveis para checar as notícias, antes mesmo de compartilhar as informações falsas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário