Quem é isento do IR 2023 tem alguma vantagem em fazer a declaração?

Brasileiros isentos que optarem por declarar o IR podem criar um vínculo com a Receita Federal e contar com um importante documento que confirma a renda. Veja as vantagens.



Muitos brasileiros que não precisam fazer a declaração do Imposto de Renda (IR) questionam se, ao optar por prestar contas à Receita Federal, podem ter algum benefício pela ação voluntária. Saiba que sim, é possível aproveitar algumas vantagens quando os isentos decidem por declarar o IR. Confira quais são elas.

Leia mais: Chegou a hora: confira como baixar o programa e enviar a declaração do Imposto de Renda 2023

Os isentos, como o nome já diz, são todos os que a princípio ficam livres da necessidade de declarar o imposto, por não atingir os critérios definidos pela Receita Federal. Apesar disso, quem opta por declarar pode aproveitar, por exemplo, a possibilidade de conseguir mais crédito em bancos, como empréstimos e financiamentos.

Isentos que decidem declarar o IR contam com vantagens

A declaração do IR funciona como um comprovante de renda. Por isso, ao declarar, mesmo quem está isento passa a ter à disposição o documento oficial.

É por essa razão que mesmo os brasileiros que ficam livre da necessidade optam por declarar. Todos os demais contribuintes que são obrigados a prestar contas com a Receita Federal devem enviar a declaração dentro do prazo. Neste ano, a data é até 31 de maio.

Quem deixa de declarar o IR e está na lista dos contribuintes obrigatórios pode cair na malha fina e ficar com o CPF negativado, consequentemente com várias restrições.

Como declarar o Imposto de Renda?

Há várias formas de declarar o IR, sendo uma delas por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, programa para computador ou online. Os contribuintes têm a opção de usar a declaração pré-preenchida. Mas, para isso, é preciso ter conta no gov.br e níveis prata ou ouro.

Quem usar a declaração pré-preenchida precisa ter o cuidado de checar todas as informações, caso contrário pode se comprometer e até cair na malha fina. Então, por mais prático que seja, a confirmação dos dados é essencial. A restituição do IR começa logo ao fim da declaração, sendo dividida em 5 lotes.




Voltar ao topo

Deixe um comentário