scorecardresearch ghost pixel



Bancários protestam contra fechamento de agências do Bradesco

Após o encerrar as operações de cinco unidades no Paraná, o Bradesco prepara uma grande demissão em massa de seus bancários.



Londrina é uma das cidades mais conhecidas e importantes do estado do Paraná. Em 2012, o município contava com 144 agências e Postos de Atendimento Bancário (PABs). Cerca ade 2.389 profissionais estavam atuando nesses locais. O cenário foi bem diferente em 2022. O número de agências caiu para 130, tendo uma redução de 9% no total. O maior impacto foi na quantidade de bancários demitidos. O Bradesco tem sua parcela de culpa.

Leia mais: Mais uma! Empresa anuncia demissão em massa e dispensa 85% dos trabalhadores

Ao todo, os bancários sofreram com uma retração de 23%, somando 1.839 colaboradores.

O levantamento foi feito pelo Sindicato dos Bancários de Londrina e Região, que realizaram uma mobilização em frente ao Bradesco localizado no Centro da cidade. O intuito da mobilização foi de denunciar a tentativa de precarização do serviço prestado pelo banco aos seus clientes.

A ação não prejudicou as atividades da agência, que permaneceu em funcionamento durante o protesto.

Cinco fechamentos em 30 dias

Somente este banco fechou cinco agências na região: três em Londrina, uma em Uraí e uma em Cambé. Além da diminuição da qualidade do atendimento ao cliente, as filas se tornam cada vez maiores nos demais espaços devido à redução dos postos de trabalho.

“Com o fechamento, as agências são unificadas e os cargos se sobrepõem. Uma agência que tem quatro caixas, quando fecha e se une à outra, não vai ficar com oito caixas. Nenhuma agência trabalha com dois gerentes gerais. Essas pessoas vão ser demitidas”, afirmou o presidente do sindicato, Felipe de Albuquerque Pacheco.

Felipe afirma que as demissões ainda não aconteceram porque os bancos estão evitando possíveis comentários negativos que as demissões em massa provocam, mas a dispensa dos funcionários deverá ocorrer de forma gradual.

Clima tenso no Bradesco

Segundo o presidente do sindicato: “O Bradesco disse, recentemente, em mesa de negociação, que não dá garantia de emprego, então você pode imaginar como é o clima dentro da agência, os profissionais trabalhando, sabendo que têm três pessoas disputando a mesma vaga. Dois vão ser demitidos. Isso impacta a saúde emocional e tantas outras coisas”.

Outro fator que influencia nessa questão é a unificação das agências feitas pelo Bradesco e o Itaú. “Aproveitaram a pandemia para enxugar sua rede de atendimento e, agora, o banco está adequando como se a gente estivesse no mesmo cenário, o que não é o caso. O Bradesco, especificamente, está fazendo um movimento nacional de redução da rede de atendimento. Aconteceu no Brasil inteiro”, explicou Pacheco.

“Eles querem forçar os clientes a usarem os caixas eletrônicos e que paguem tudo pelo aplicativo, mas isso é uma opção que o cliente tem que fazer, não ser forçado porque precariza o atendimento e acaba com o nosso trabalho”, finalizou o presidente do sindicato.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário