scorecardresearch ghost pixel



Saiba como consultar o informe de rendimentos do Itaú

Um guia de como o correntista pode verificar o informe de rendimentos na sua conta do banco Itaú para fins de declaração de imposto de renda.



Entre os dias 01º de março e 30 de abril, os brasileiros têm o prazo para um conhecido procedimento – a Declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física. Na regra geral, pessoas que tiveram rendimento geral superior a R$ 1.903, 98 devem declarar o imposto de renda. Mas, a tabela varia a cada ano, assim como as normas para isenção.

Aqueles que precisam declarar carecem de uma série de documentos para comprovação de renda, incluindo documentos de bens em seu nome, notas fiscais ou contracheques. O esforço é para evitar a famigerada tributação sobre o rendimento, isto é, escapar da retenção do Imposto de Renda.

Um destes documentos é o informe de rendimentos. Geralmente, ele é enviado pelas instituições bancárias pelos Correios diretamente ao correntista. O problema é que muita gente gosta de declarar seu imposto de renda nos primeiros dias do prazo e, por vezes, o documento não chega a tempo.

Mas, convenhamos, estamos em plena era digital e os bancos oferecem, cada vez mais, serviços digitalizados ao cliente. Então, por que esperar pelo informe nas folhas impressas se já consegue consultar diretamente no site do banco? Além de agilizar, você está salvando o meio ambiente!

O que é informe de rendimento?

O informe de rendimento de bancos é um documento emitido por bancos, empresas e instituições financeiras necessário para que o contribuinte preencha a declaração do imposto de renda. Com ele, ele pode provar seus ganhos junto à Receita Federal. Mas, para que serve o informe de rendimento?

Seus dados permitem que a Receita Federal os cruze com os informados na declaração, verificando se houve sonegação de impostos. O que deve ter no informe de rendimento? Basicamente, um resumo de todos os rendimentos ao longo do ano. Assim, o documento traz as operações e posições financeiras, incluindo os depósitos e investimentos.

Ainda são descritos valores recebidos pela empresa de seguros caso haja sinistro, saldos e rendimentos de aplicações financeiras (a exemplo de letras de crédito, CDB’s e poupança), além de outros títulos. O envio do informe é feito no início do ano, mas a data de limite para o preparo dos informes varia conforme o ano e a instituição.

De fato, os bancos nem sempre enviam os documentos antes de começar o período para Imposto de Renda. Aliás, as instituições não são obrigadas a encaminhar o informe pelos Correios, como o esperado. Ué, mas então, como vou consultar os meus? Você conta com a disponibilização eletrônica pela internet e terminais de auto atendimento.

Lembre-se que o banco não é obrigado a enviar, mas deve providenciar caso o cliente solicite. Mas, é importante frisar que nenhuma instituição o encaminha por e-mail, portanto, caso receba algo do tipo, não abra nem forneça seus dados! Agora, como proceder para solicitar o informe?

Como consultar o Informe de Rendimentos do Banco Itaú?

Você é correntista do banco Itaú? Saiba que a disponibilização do comprovante para pessoa física por meios eletrônicos é permitida, desde que o usuário tenha um endereço de e-mail. Assim, o cliente fica dispensado de acessar a via impressa. Porém, todos os clientes devem  solicitar o seu para proceder com a declaração do imposto de renda.

O informe de rendimentos do Itaú descreve as informações completas a respeito dos rendimentos obtidos na instituição referentes ao ano base. No final do artigo, trouxemos informações extras sobre como o envio impresso foi efetivado pela instituição, mas primeiro, trataremos da solicitação eletrônica.

O primeiro passo é acessar o serviço de Internet Banking Itaú, inserindo agência, número da conta e senha eletrônica. Na caixa de pesquisa, digitar a palavra informe. Em seguida, pedir para pesquisar. Na tela que será exibida, o usuário deve selecionar a opção “Informe de Rendimentos Financeiros”.

Informes de rendimento banco ITAÚ

A próxima tela descreve Rendimentos Financeiros, Empréstimos e Financiamentos, Crédito Imobiliário, INSS e Ações. Primeiro, peça para visualizar os rendimentos financeiros e você verá a tela com o resumo de todas as movimentações. Serão detalhados rendimentos tributáveis e não tributáveis, créditos em trânsito, entre outras informações.

Informes rendimentos ITAÚ para o imposto de renda

Opa, o que são os rendimentos tributáveis e não tributáveis? Rendimentos tributáveis são aqueles sobre os quais incidem o imposto de renda da pessoa física, desde que respeitado o teto indicado. Os não tributáveis são aqueles sobre os quais não são pagos impostos, como poupança e seguro-desemprego.

Voltando, você já pediu para visualizar o informe dos rendimentos financeiros, certo? Outras telas também podem ser consultadas, como ações (caso seja um acionista), cuja tela permite que o usuário selecione a ação desejada ao clicar na aba Nome da Empresa. Ao escolher, será gerado o informe de rendimentos e a posição acionária.

Guia do Imposto de Renda Itaú

Uma ferramenta interessante disponibilizada pelo banco Itaú é o Guia do Imposto de Renda inserido em seu site. Trata-se de um documento que ajuda no preenchimento da declaração de IR incluindo vários tópicos. Entre eles, como declarar investimentos, PIC, consórcio, crédito imobiliário e empréstimos pessoais.

Informe de imposto de renda impresso

Em relação a 2017, foram emitidos dois informes de rendimentos, sendo um com a fonte pagadora Citibank (entre 01/01 e 31/10/2017) e, o outro, com a fonte pagadora Itaú Unibanco (entre 01/11 e 31/12/2017). Ambos foram enviados em um envelope único com informes dos rendimentos de 2017.

Foram incluídos conta-corrente, fundos de investimentos, CDB, LCA, LCI e produtos exclusivos das duas instituições. Todos foram encaminhados até o dia 23 de fevereiro de 2018.

Para a declaração de 2019, o banco ITAÚ, provavelmente encaminhará da mesma forma como foi encaminhado em 2018 para seus corretistas.

Informes de Rendimentos 2019

Consultas

Rendimentos, Bens e Direitos
Programa do Imposto de Renda 2019 – IRPF 2019
Dúvidas sobre o Imposto de Renda
Dúvidas sobre DARF




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário