Para muitos brasileiros, o churrasco com a família é um momento de alegria e descontração. Nesse caso, ninguém dispensa bons drinks e carnes saborosas, mas às vezes as receitas não dão certo. Seja por falta de experiência ou más escolhas, você pode ter se decepcionado na hora de fazer aquele churrasquinho, mas este guia completo vai te ajudar.
Veja também: 3 Dicas essenciais para salgar a carne do Churrasco
Guia do churrasco perfeito: não erre mais!
1. Como temperar a carne no churrasco
Se você fica restrito apenas ao sal, deixa de ter uma carne irresistível. Sendo assim, capriche no azeite, tomilho, alho, aipo e ervas finas, para caprichar no sabor.
2. Coloque o sal apenas quando a carne estiver na brasa
O sal absorve muita água, portanto, caso seja adicionado na carne antes da churrasqueira, impede que a peça fique suculenta e macia.
3. Não esqueça dos acompanhamentos
Os acompanhamentos, além de deliciosos, tornam o churrasco mais econômico e atrativo. Diversifique o cardápio com saladas, pães, maionese e sobremesas.
4. Fique atento ao ponto da carne
Diferente do fogão, não é tão fácil controlar o ponto da carne na churrasqueira, mas existe um segredo! Se você quiser o corte mal passado, mantenha a peça perto da brasa. Quanto mais afastada do carvão, maior será o ponto da carne.
5. Evite desperdício! Quantas pessoas vão comer?
Verifique com antecedência o número de convidados e quem come carne. Em média, cada pessoa deve consumir cerca de 400g de proteína. Dessa forma, é possível variar comprando maminha, fraldinha, picanha, costela, miolo de alcatra, frango e linguiça.
6. Que tal grelhar frutas e vegetais?
Abobrinha, berinjela e pimentão ficam deliciosos quando grelhados na brasa, assim como algumas frutas. Nesse sentido, banana, abacaxi, manga e melancia também ficam saborosos.
7. Seja criativo com as bebidas
Cerveja é incrível, mas alguns drinks podem elevar a experiência do churrasco com os amigos. Caipirinha de caju, soda italiana, batida, sangria e limonada rosa são opções acessíveis e sofisticadas.