Imagine olhar a fatura do cartão de crédito e descobrir um gasto de mais de £ 2.500 (cerca de R$ 15,4 mil) em um site de jogos? Isso foi o que aconteceu com uma família no Reino Unido. Isso, porque a filha, uma criança de 10 anos, conseguiu alterar a senha do tablet sem que a família percebesse e gastou o montante comprando jogos no Roblox.
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A plataforma permite as compras para a atualização da personagem dos jogos, com roupas e acessórios exclusivos.
Rotina da criança
A mãe da menina afirmou que, ao ver a conta, imaginou que a conta da filha na plataforma de jogos havia sido hackeada; contudo, logo em seguida, se deu conta que a própria menina havia alterado a senha, permitindo então que fossem feitos os pagamentos dentro da plataforma.
“Tínhamos acabado de ver centenas de transações, confirmações de pagamento, então o pânico se instalou”, afirmou a mãe. Grande parte das compras era de valores que não ultrapassavam £ 20 (R$ 120). Assim, por quase uma semana, ela tentou garantir o reembolso dos valores.
Ela tentou tanto na Apple quanto em seu banco, mas ambos recusaram as primeiras tentativas. Apesar disso, o caso se resolveu quando a ação da filha foi parar na mídia. Sendo assim, depois de uma reportagem sobre o caso, o banco acabou por estornar o valor total.
Vigilância
Como lição, a mãe aponta a necessidade de os pais seguirem sempre vigilantes e cientes do que os seus filhos estão fazendo em qualquer ambiente online.
A Apple destacou que há maneiras de configurar as contas para que os pais sejam alertados, caso uma criança queira efetivar uma compra. Nesse sentido, a orientação é não divulgar senhas ou ativar o FaceID e o TouchID para os filhos, além de configurar o Ask to Buy para que as compras precisem de aprovação antes de serem efetivadas.