Tendo início com sua disponibilização ainda em 2021, os donos de dispositivos da linha Galaxy, da marca Samsung, podem ativar o recurso RAM Plus (Virtual RAM).
Veja também: Carregador ou celular? Entenda por que o aparelho não carrega direito
Configurável, a sua ativação faz com que o seu celular receba maior expansão de memória inteligente ao usar seu armazenamento como memória virtual.
Como resultado, na teoria, a Samsung diz que os usuários podem ter mais aplicativos rodando em segundo plano (background) e iniciar aplicativos mais rapidamente. Além do investimento da Samsung, marcas como Xiaomi e Motorola também têm recursos de memória virtual em seus celulares mais recentes.
Como configurar o RAM Plus no Samsung?
Obviamente, o primeiro passo é irmos até às configurações. Após, procure por assistência do aparelho ou “Battery & device care” se o seu dispositivo estiver em inglês. Outra alternativa para recorrer é pesquisar diretamente na aba de busca do seu celular Samsung (não é a aba de busca do seu mecanismo).
Para prosseguirmos com o RAM Plus, você deve prosseguir até “Memória”. Após, será efetuada uma breve verificação. Desça um pouco a tela. Na última linha deve aparecer a opção RAM PLUS.
Estará escrito: “Escolha menos memória virtual para ter mais espaço de armazenamento livre.” Logo, se o seu celular não está com tanto espaço assim, talvez não seja uma boa ideia ativar a opção. Caso seja do seu interesse fazer o teste e tirar suas conclusões, faça.
Repara que os valores são respectivamente: 2, 4 e 6. Em outros períodos, o valor de 4 GB era o padrão. Porém, com o One UI 4.1, a marca sul-coreana permitiu aos usuários aumentar a RAM de 4 GB para até 8 GB ou diminuí-la para 2 GB, o menor valor registrado.