scorecardresearch ghost pixel



Brasil quer ter a rua mais sinuosa do mundo e vai gastar fortuna para isso

De olho no Guinness Book, cidade brasileira quer o título de rua mais sinuosa do mundo.



Atualmente, a rua mais sinuosa do mundo está localizada em São Francisco, na Califórnia. No entanto, um projeto ambicioso de uma pequena cidade em Santa Catarina pretende trazer esse título para o Brasil.

Leia também: Elon Musk bate recorde no Guinness, mas motivo não é de se orgulhar

A futura rua cheia de curvas será construída em São Joaquim, uma cidade com pouco mais de 27 mil habitantes na Serra de Santa Catarina. Segundo a prefeitura, o projeto está prestes a sair do papel e a licitação para o início da obra será aberta na quinta-feira, 01.

O prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, declarou ao G1 que o objetivo é entrar para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a rua mais sinuosa do mundo, superando a atual localizada na Califórnia.

A construção da rua já teve tentativas em 2022, com duas licitações lançadas, mas sem interessados. O novo edital foi ajustado em termos de propostas e valores, com recursos provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Rua mais sinuosa do mundo fará parte de complexo turístico

Brasil quer ter a rua mais sinuosa do mundo e vai gastar fortuna para isso
Imagem: Divulgação / Prefeitura de São Joaquim

O local será denominado Complexo Turístico da Rua Sinuosa e contará com um mirante com vista para a cidade, um balanço infinito, fontes de água, uma escadaria para pedestres e outras atrações. No entanto, o destaque será suas 10 curvas fechadas, que garantirão o título tão desejado. O objetivo do projeto é impulsionar o turismo e o desenvolvimento cultural na cidade.

Atualmente, o título pertence à Lombard Street, em São Francisco, com suas 8 curvas sinuosas em zigue-zague descendo uma ladeira íngreme. A rua é um famoso ponto turístico e cenário de diversos filmes, como “Homem-Formiga e a Vespa” e “Bullitt”.

Estima-se que a construção custe cerca de R$ 3,75 milhões para os interessados em investir no projeto. A prefeitura de São Joaquim ainda não divulgou as datas de início e conclusão das obras.

*Imagem: Divulgação / Prefeitura de São Joaquim




Voltar ao topo

Deixe um comentário