scorecardresearch ghost pixel



Truque para dominar a ansiedade pode ser mais fácil que você imagina

Desvende o poder da curiosidade para transformar o desconhecido em oportunidade de crescimento e bem-estar.



A curiosidade sempre despertou fascínio na natureza humana, impulsionando o desejo de explorar o desconhecido e desvendar os mistérios que nos cercam. Recentemente, um estudo publicado no Journal of Research in Personality trouxe novas perspectivas sobre esse tema, relacionando-o ao alívio de sentimentos de incerteza e ansiedade.

Leia mais: Xô ansiedade! Alimentos que podem ser grandes vilões da saúde mental

Conduzido pelo psicólogo William Whitecross, da Australian National University, a pesquisa revelou como a curiosidade pode desempenhar um papel transformador em nossas emoções. Whitecross explora os diferentes aspectos dessa característica e destaca a importância de cultivá-la diante das adversidades da vida.

Entendendo os resultados do estudo

Quando nos concentramos nos sentimentos de medo, ansiedade e incerteza, muitas vezes negligenciamos a importância da curiosidade, de acordo com Whitecross. Segundo ele, “uma resposta curiosa implica querer aprender e entender o desconhecido e neutralizar nossos impulsos de evitar, temer, julgar e atacar o que não entendemos”.

De acordo com o pesquisador, a curiosidade pode ser dividida em duas categorias diferentes, dependendo do que a motiva. A primeira é a curiosidade por interesse, em que o desejo de aprender está relacionado a obter diversão e prazer. É como sentir admiração, fascínio ou intriga diante de algo desconhecido.

Já a segunda categoria é a curiosidade por privação, em que o desejo de aprender é motivado pela necessidade de reduzir os sentimentos negativos decorrentes da ignorância e da falta de compreensão. É como aquela sensação incômoda quando não conseguimos responder a uma pergunta, mas sabemos que a informação está bem ali, à nossa disposição.

Duas descobertas críticas

Pessoas com alta curiosidade-interesse têm uma atitude positiva em relação ao desconhecido, apreciando a sensação de incerteza com otimismo. Já aqueles com alta curiosidade-privação sentem-se desconfortáveis com a incerteza e focam em possibilidades negativas.

Embora o interesse esteja relacionado a um pensamento otimista e a privação ao pessimismo, ambas as formas podem ser benéficas, dependendo do contexto.

Explorar a curiosidade-interesse pode ajudar a transformar a ignorância em algo divertido, abraçando a sensação de não saber e especulando de forma positiva. Para aqueles mais propensos à ansiedade, adotar a curiosidade-interesse é recomendado. Apreciar a sensação de não saber e encarar os fatos com otimismo são estratégias úteis.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário