scorecardresearch ghost pixel



Respire fundo se você encontrar sujeira na casca do ovo; veja o que fazer

Encontrar sujeira na casca do ovo é normal, mas você não deve lavar esse tipo de alimento antes de guardá-lo na geladeira. Entenda o motivo.



Os ovos certamente são uma das maiores fontes de proteína da alimentação humana. Devido à sua versatilidade, seu uso acabou se popularizando em diversas culturas. Sendo assim, o ovo serve de base para diversas receitas, dos bolos às omeletes. Contudo, nem todas as pessoas sabem como evitar contaminações, porque acabam lavando cada um dos ovos antes de levá-los à geladeira.

Veja também: Quantos ovos uma pessoa pode comer por dia? Número é surpreendente

A casca do ovo permite a passagem de microrganismos

É importante ressaltar que a casca do ovo é porosa, ou seja, permite a passagem de substâncias ambiente externo para o seu interior. Isso acontece porque essa proteção do embrião da galinha tem pequenos furos bem pequenos.

Considerando que os ovos podem ficar sujos durante o transporte até o supermercado e feiras, algumas pessoas preferem lavar. Nesse caso, essa prática aumenta o risco de contaminação, pelo excesso de manipulação.

Sujeira na casca do ovo? Veja o que você deve fazer

Não tem mistério! Quanto mais o ovo for submetido a processos enquanto estiver com a casca, ele absorve microrganismos de fora. Portanto, não é adequado tentar limpar sua superfície em água corrente, que só higieniza o exterior.

Depois da onda de COVID-19, durante a pandemia, as manias de limpeza aumentaram. No entanto, você pode ter certeza que enxaguar diversos tipos de proteína animal não funciona, e só aumenta as chances de infecção.

Mesmo que tenha manchas ou penas no ovo, guarde-os conforme as unidades foram dispostas na caixa. Lave os ovos alguns minutos antes do preparo e procure não secar com panos ou papéis, para usá-lo direto na receita.

Cuidado com contaminação por salmonella

Esses cuidados mencionados acima servem para que você evite casos de salmonella. Essa bactéria é responsável pela salmonelose, infecção por alimentos como aves, frutos-do-mar, leite e ovos contaminados.

Os sintomas da salmonelose em humanos incluem diarreia, dor abdominal, febre, náuseas e vômitos. Sendo assim, não ignore a procedência dos ovos consumidos na sua casa, para proteger sua saúde.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário